TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento Estrategico MKT

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Posicionamento crítico

Título: Caso de estudo – Tudo para Kasa

Aluno: Luiz Antonio do Carmo Junior

Disciplina: Marketing Estratégico

Turma: GNI ABC 16

Introdução

Nesta atividade serão abordadas as possíveis dificuldades internas ao elaborar e implementar um planejamento estratégico. A elaboração de um plano estratégico é uma tarefa complicada e desafiadora, entretanto, implementar as estratégias, administrando e superando obstáculos e resistências às mudanças requeridas é um desafio maior. A implementação é a etapa do planejamento estratégico que requer maior cuidado, pois envolve assuntos organizacionais como: capacidade de liderança, clima organizacional adequado, sistema de incentivos, competência operacional, capacitação e treinamento.

 Críticas ao modelo de planejamento estratégico

Com base no caso apresentado, nota-se que a empresa não colocou com eficiência todos os seus planos e práticas que possuía, uma vez que demorou a acompanhar a ascensão da nova classe média nos últimos anos e não os abandonou ou ajustou-os conforme a nova realidade. Posto isto, ao elaborar o novo planejamento focou-se apenas na situação atual mercado, desconsiderando questões internas da organização, como, limitação dos sistemas existentes e, neste caso, a natural resistência à mudanças demonstrada pelo gerente de marketing que, provavelmente, acarretará à falta de cooperação e de comprometimento gerencial.

Conceito de Administração Estratégica

A administração estratégica trata de um conjunto de diretrizes, opções e valores que os participantes da alta administração determinam para a empresa conseguir ter um desenvolvimento de longo prazo, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders. Tais estratégias, normalmente, encontradas na missão e visão de cada empresa, servem para que a organização possa se antever aos problemas que podem ocorrer no meio do caminho, visando também diminuir os riscos de insucesso da mesma.

Conforme apontado anteriormente, a empresa demorou a acompanhar a nova realidade do mercado, perdendo espaço e receita com a queda das vendas, demonstrando não haver administração estratégica para antever tal situação ou outros riscos pertinentes ao negócio.

Integração entre tático e estratégico

No caso em questão fica claro que nunca houve integração entre os níveis estratégico e tático da organização. Mesmo tendo ocorrido mudanças no mercado, as estratégias deliberadas anteriormente não foram adequadas para a nova realidade, ou seja, por falta de integração, o nível tático não identificou que a estratégia estava desatualizada e, assim, não implementou uma estratégia emergente, aproveitando a oportunidade que estava à frente.

Fatores de Implementação

Conforme abordado na abertura desta atividade, a implementação é a etapa mais delicada do planejamento estratégico, pois envolve aspectos organizacionais, administração e superação de obstáculos e resistências às mudanças requeridas. É preciso, também, que haja uma coexistência produtiva entre os novos empreendimentos estratégicos e as ações de rotina, e que o plano estratégico seja revisto e atualizado à medida que sua execução evoluir ou quando surgirem fatos novos suficientemente relevantes. Geralmente, não existem problemas nas etapas de definição da missão e estabelecimento de estratégias, os problemas aparecem quando estas devem ser executadas na prática. Ausência de liderança, falta de cultura de planejamento por parte dos funcionários e falta de cultura estratégica por parte dos dirigentes, falta de capacitação da equipe de implementação, incompreensão da importância da influência da cultura e do clima organizacional na manutenção do status quo e falta de acompanhamento e controle da execução das ações planejadas são alguns dos principais obstáculos encontrados.

Conclusão

Inúmeras empresas vivenciam o ocorrido com a Tudo para Kasa não obtendo sucesso ao implementar o planejamento estratégico, isto porque, não se atentam às barreiras que dificultam a implantação da gestão estratégica. Essas barreiras podem ser enfrentadas através da visão de que não basta apenas planejar a estratégia, mas efetivamente executá-la, utilizando-se dos instrumentos do planejamento de forma coerente, adaptando-os à realidade da empresa e às suas necessidades.

O planejamento estratégico deve estar alinhado com a missão, visão e valores da empresa e ser executado de acordo com os mesmos, sendo muito importante a participação dos gestores no processo de criação e supervisão deste planejamento. Uma organização que possui um bom plano estratégico consegue enxergar de forma eficaz o caminho para crescer e ganhar espaço no mercado em que atua.

Referências bibliográficas

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com