TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTISMO E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  2.462 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ELEIDE LUZIA AZEVEDO VIEIRA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA AUTISTAS EM MANAUS

MANAUS/AM

2016

ELEIDE LUZIA AZEVEDO VIEIRA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA AUTISTAS EM MANAUS

[pic 1]

Orientadora: Profa. Msc. Marilaine Queiroz de Oliveira

MANAUS/AM

2016

RESUMO

O processo de inserção de crianças autistas em escolas públicas na cidade de Manaus ainda é um desafio para o educador. Observou-se que no Brasil o direito vinculado ás crianças que possuem a síndrome do autismo é muito limitado, mesmo sendo um direito garantido por lei. As escolas ainda precisam se adequar para desenvolver um trabalho mais qualificado, e assim estarem preparadas para inclusão de crianças com deficiência de tal síndrome autismo. A pesquisa será através de pesquisa bibliográfica que será de caráter exploratório baseado em um levantamento de literaturas, livros sobre educação inclusiva para autistas, 10 (dez) monografias, 10 (dez) artigos com pesquisa de campo referente à inclusão de autistas nas escolas e assim mostrar como se dá a inserção de crianças autistas no âmbito escolar e as dificuldades dos profissionais em inserir crianças que possuem autismo nesse âmbito escolar. Por tanto mostrar que a inclusão de crianças com autismo deve ser uma preocupação do governo e dos profissionais de educação. Acredita-se que essa discursão se faz necessária para que a igualdade e a justiça sejam para todos, pois somos diferentes. De tal maneira, o assunto aqui abordado possui a finalidade de responder qual é o significado de inclusão e da adversidade na educação nas escolas regulares de ensino. Ao abordar este assunto notaremos que existem múltiplas interpretações do que seja a inclusão de uma criança autista na escola. Uma vez que a adversidade existe, mesmo que esse aluno não possua nenhum tipo de limitação, pois somo todos diferentes, pesamos e agimos de maneiras diferentes.

Palavras-chave: Autismo, Deficiência, Educação, Direito               

Abstract

The process of insertion of autistic children in public schools in the city of Manaus is still a challenge to the educator. It was observed that in Brazil the right bound the children that have autism syndrome is very limited, even though it is a right guaranteed by law. The schools still need to adapt to developing a more qualified work, and thus be prepared for inclusion of children with disabilities in such autism syndrome. The research will be through bibliographical research that will be of exploratory character based on a survey of literature, books about inclusive education for autistic, 10 (dez) monographs, 10 (dez) articles with field research on the inclusion of autistic in schools and thus show how the insertion of autistic children within schools and the difficulties of professionals in insert children who have autism in this context. For both show that the inclusion of children with autism should be a concern of the Government and.

Keywords: Autism, disability, education, law

Sumário


  1. INTRODUÇÃO

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento neurológico, cujas pessoas que possuem o transtorno têm dificuldades na interação social e que em alguns casos a dificuldade é ainda maior.

Através do referido projeto será mostrado com base em estudos referentes ao assunto aqui supracitado, como se dá a inserção de crianças autistas em escolas públicas na cidade de Manaus. É de que maneira os profissionais que atuam na área de educação na cidade, conseguem inserir as crianças que possuem o espectro autismo no ambiente escolar.

Neste sentido, assim apresentar o retrato da inclusão dos Autistas dentro das escolas públicas na cidade de Manaus, trilhar possíveis caminhos para as crianças Autistas e suas famílias e um pleno conhecimento sobre a inclusão e das instituições que educam e acolhem os portadores de tal transtorno, ou seja, crianças clinicamente caracterizadas com a deficiência de interação social persistente. Sendo assim, mostrar os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autismo, e que ela tem garantias plenas que é instituída por lei, e que quanto mais cedo diagnosticado as crianças que possuem a síndrome elas também podem ser tratadas adequadamente conforme o seu grau de deficiência.

Salienta-se que é importante também mostrar um aumento no interesse de como se dá, a inclusão de crianças autistas no âmbito escolar, través das pesquisas desenvolvidas nesse assunto. É as praticas que possam constituir tal inclusão, abordar e também um crescimento da procura por tratamento e educação para as crianças que possuem o Espectro Autismo.

O impacto econômico e emocional das famílias que possuem crianças com autismo, ainda é muito grande, pois é difícil muitas delas arcarem com os custos de tratamento adequado e uma educação especializada, em um determinado momento todas precisarão de um apoio institucional e profissional, que possa atender as necessidades especiais das crianças que possuem autismo.

Por isso a maioria das instituições de assistência às famílias e crianças que possuem autismo precisa estar capacitada e com uma infraestrutura adequada para atender crianças com Espectro Autismo.

  1. JUSTIFICATIVA

O referido trabalho vem analisar a inserção de crianças autistas em escolas públicas na cidade de Manaus. No Brasil a Lei nº12. 764, de 27 de Dezembro de 2012, garante a proteção da pessoa com tal transtorno. Observou-se que no Brasil o direito vinculado às crianças que possuem a síndrome ainda é muito limitado, mesmo sendo um direito garantido por lei. Nesse sentido questiona-se: As escolas públicas estão preparadas para receber os autistas?

 O processo de inclusão de crianças com o espectro do autismo vai além do que é garantido por lei que é o da acessibilidade as escolas públicas junto às crianças que não possuem a síndrome. Torna-se necessário que as instituições educativas estejam preparadas e qualificadas para a inclusão de crianças com o espectro do autismo, pois foi verificado através das minhas pesquisas bibliográficas, que existem dificuldades na estrutura educacional e na metodologia que é utilizada pelos profissionais de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com