TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTISMO: COMPETÊNCIA SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  22/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

AUTISMO: COMPETÊNCIA SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

RESUMO

O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.

Palavras-chave: Autismo. Competência Social. Inclusão Escolar

1 INTRODUÇÃO

2 AUTISMO: COMPETÊNCIA SOCIAL

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que se caracteriza pela dificuldade na comunicação e interação social da criança (Associação Psiquiátrica Americana-APA, 2002). O comprometimento da criança nessas áreas costuma aparecer ate os três anos de idade, sendo mais comum em meninos.

As dificuldades se manifestam de formas variadas de acordo com o grau de desenvolvimento e faixa etária da criança (APA, 2002). Segundo Klin (2006) quanto maior o comprometimento do aprendizado, maior é a tendência de isolamento e falta de comunicação.

De acordo com Bosa (2002), o isolamento das crianças portadoras do autismo acontece pela falta de compreensão a cerca do que se espera dela, ou seja, a falta de compreensão das intenções ou pensamento das demais pessoas, ficando o autismo conhecido como “cegueira mental”.

Na área da psicologia do desenvolvimento a relação social com pares proporciona a interação com o meio em que esta inserida a criança portadora do transtorno autista, Hartup (1989) aprofunda-se no estudo dessa relação, segundo ele a criança deve vivenciar dois tipos de relacionamentos: vertical e horizontal. O relacionamento vertical ocorre entre a criança e uma pessoa com maior poder social ou conhecimento, como pais, irmãos mais velhos ou professores, relações essas que proporcionam a essa criança proteção e segurança. Os relacionamentos horizontais são caracterizados pela igualdade e reciprocidade, pois ocorrem entre companheiros da mesma idade que possuem o mesmo poder social e experiências bem parecidas. Os dois relacionamentos são necessários para o desenvolvimento da criança e exercem diferentes funções para o desenvolvimento social e afetivo.

Para Hartup, a competência social é aprendida na maior parte através da relação com as companhias. A relação vertical trás para a criança a segurança e proteção criando modelos básicos e desenvolvendo habilidades sociais fundamentais para o autoconhecimento e aprendizagem, já o horizontal desenvolve relações sociais baseadas nos relacionamentos entre iguais (Almeida, 1997).

Almeida (1997) através dos estudos das perspectivas de Hartup afirma que a interação entre os pares implica no desenvolvimento da aprendizagem e da linguagem, não trás somente o desenvolvimento das competências sociocognitivas, mas também é uma base fundamental para o autoconhecimento. A interação entre crianças da mesma faixa etária permite a toca de experiências e ideias proporcionando a interação e convívio social.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com