TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTISMO PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

BRUNA APARECIDA FONTES LEIGUEZ

CRISTINNY RAQUEL GOMES

FABIANA MACEDO RODRIGUES PONTES

JUCILEIA ANTONIA DE MAGALHÃES

AUTISMO INFANTIL: a partir das perspectivas terapêuticas, qual o papel do psicólogo em assistência a criança autista?

CORUMBÁ

2016

BRUNA APARECIDA FONTES LEIGUEZ

CRISTINNY RAQUEL GOMES

FABIANA MACEDO RODRIGUES PONTES

JUCILEIA ANTONIA DE MAGALHÃES

AUTISMO INFANTIL: a partir das perspectivas terapêuticas, qual o papel do psicólogo em assistência a criança autista?

[pic 1]

CORUMBA

2016


SÚMARIO

  1. TEMA         04
  2. PROBLEMA        05
  3. OBJETO DE ESTUDO         06
  4. INTRODUÇÃO        07
  1. JUSTIFICATIVA         09
  2. OBJETIVOS         10
  1. DESENVOLVIMENTO        11
  1.  Transtorno Espectro Autista        11
  2.  Abordagens Terapêuticas        12
  3.  Psicoterapia Comportamental Cognitiva        13
  4.  Psicanálise         14
  5.  Equoterapia e Musicoterapia        14
  1. DISCUSSÃO        16
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS         17
  3. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        18

TEMA

 

O ponto de partida desse trabalho é o autismo infantil, suas problemáticas e aplicações. Nesse sentido voltado apenas as crianças possuidoras dessa síndrome e relevância de uma assistência específica como o psicólogo em seu auxilio. O autismo infantil em seu aspecto geral, suas percepções e aplicações teóricas discutidas em segmento. Destacando o psicólogo como papel auxiliador e mediador entre família e criança.


PROBLEMA

    A problemática do trabalho envolve o papel do psicólogo em assistência á criança autista.  Nesse sentido buscando responder a seguinte questão: A partir das perspectivas terapêuticas, qual o papel do psicólogo em assistência a criança autista?


OBJETO DE ESTUDO

   Crianças autistas em tratamentos após seu diagnostico comprovado. O psicólogo em seu auxilio, buscando melhores formas de tratamentos. Algumas abordagens desde suas perspectivas teóricas até suas aplicações terapêuticas utilizadas pelo psicólogo.

INTRODUÇÃO

   Neste trabalho busca-se definir o Autismo, suas bases características e os tratamentos aplicados. Revelando os diversos aspectos comportamentais associados ao Autismo e a relevância do psicólogo com suas intervenções categóricas. Autismo que significa de “si mesmo”, é um distúrbio desencadeado no sistema nervoso central que conseqüentemente afeta o comportamento e funções básicas do individuo; implicando um estudo sobre diversos aspectos ligados a sua identificação.   Será explicado e enfatizado o diagnostico, demonstrando o papel do psicólogo, apontando a correlação entre o social, genético e meio ambiente. Entendendo o procedimento social desses indivíduos, a família no contexto de apoio nas terapias e sua influencia nos procedimentos de tratamento. Apresentando a atuação e assistência do psicólogo no tratamento do Autismo, desenrolando os questionamentos de estudo psicológicos mostrando sua linha empregada levando em conta, fatores que conduzem a vida do paciente. Defendendo a visão psicológica, a dificuldade acerca desse tema, e essencialmente o acompanhamento em busca de melhora de vida do individuo em questão. Dispondo das bases teóricas e suas aplicações que melhor se molda as suas necessidades. Sendo o grupo referente ao estudo estritamente especifico: o autismo infantil.

   Convergindo nas comparações de varias linhas de pensamentos que se aplicam na pratica de maneira fundamentada. Primeiramente temos a Psicoterapia Comportamental Cognitiva, que aponta as teorias com aplicações comportamentais que moldam o paciente desde o condicionamento com interação voltada a intermédios, a técnica de premiação e estimulo. Em segundo lugar temos a Psicanálise em seu foco terapêutico onde o autismo se revela uma falha do desenvolvimento constitucional do sujeito relacionado às funções maternas e paternas. Onde o foco do tratamento será suprir essas necessidades.

   Este trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizadamente bibliográfico. Para isso foi feito um levantamento de dados com palavras chaves no banco de dados do SCIELO. “Autismo infantil”, “Psicólogo e autista”, “abordagens terapêuticas no autismo”. “Psicanálise e autismo”.

JUSTIFICATIVA

   

    Produzir conhecimento subsidiário do Autismo; desde suas definições ao tratamento. Seguindo a problemática emitida sobre o Autismo Infantil surge a resolução sobre que melhor abordagem deve ser utilizada em assistência ao paciente. Em resposta a assistência e melhores terapêuticas a serem usadas pelos profissionais da área. Dando relevância para seu atuador,psicólogo que detecta a melhor abordagem a ser utilizada.

Tratando-se de uma pesquisa com referencial bibliográfico, realizada em julho, obedecendo às regras padronizadas da ABNT. Fundamentando a importância de conhecer e discutir sobre o Transtorno Espectro Autista, a partir de uma perspectiva terapêutica. Explanando sobre os processos psicoterápicos e psicanalíticos, com as abordagens usadas pelo psicólogo defendendo seu envolvimento como recurso a esse paciente.

OBJETIVOS

   Esclarecer o transtorno autista em suas varias nuances, abrindo a discussão sobre a causa desse transtorno que se revela um tema repleto de teorias e abordagens que remetem em comparações a serem apresentadas. Contextualizando reflexões e dispondo de intervenções a serem utilizadas conseqüentemente, a partir de suas teorias primordiais. Com enfoque no papel do psicólogo em assistência a criança autista, com estratégias de controle que buscam a melhora de vida do individuo autista. Priorizando o contexto psicológico do individuo com síndrome autista, e as terapêuticas apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com