TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Biofisica Muscular

Trabalho Universitário: AVA Biofisica Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  1.887 Visualizações

Página 1 de 6

1

A respeito da contração muscular, a transformação de potenciais de ação (PA) de motoneurônios em força de contração muscular, estimulados pelo sistema nervoso, mostra como ocorre a contração dos músculos. Assim, quando ocorre a _____________ do potencial de ação pelo ____________, o __________ liberado do retículo sarcoplasmático se liga às pontes de____________________, como a actina e miosina, aumentando a força _______________________.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. estimulação; sistema nervoso; cálcio; proteínas inibidoras; de movimento.

b. inibição; sistema muscular; íon; proteínas inibidoras; de movimento.

c. estimulação; sistema nervoso; sódio; proteínas estimuladoras; de movimento.

d. inibição; sistema nervoso; íon; proteínas estimuladoras; de contração muscular.

e. estimulação; sistema nervoso; cálcio; proteínas contráteis; de contração muscular. Correto

Resposta correta: estimulação; sistema nervoso; cálcio; proteínas contráteis; de contração muscular.

Comentário sobre a resposta correta: A transformação de potenciais de ação (PA) de motoneurônios em força de contração muscular, estimulados pelo sistema nervoso, mostra como ocorre a contração dos músculos esqueléticos. Quando ocorre a estimulação do PA pelo sistema nervoso, o cálcio liberado do retículo sarcoplasmático se liga às pontes de proteínas contráteis, como a actina e miosina, aumentando a força de contração muscular.

Question 2

A respeito da contração muscular, é correto afirmar que:

I) O sistemamuscular é composto por fibras musculares, capazes de reduzir sua dimensão longitudinal com diferentes velocidades e forças. Juntas, em paralelo, essas fibras longitudinais formam o mecanismo de “tração”, com o objetivo de realizar deslocamento.

II) O controle de força de um músculo não está relacionado com a frequência de potenciais de ação. Assim, mesmo com uma baixa frequência de disparo (que ocorre durante o repouso muscular) e estando relaxado, o músculo mantém um pequeno tônus muscular.

III) Quando aumentamos a frequência de potenciais de ação, o tônus e a força muscular também aumentam, até ocorrer o trabalho muscular. Assim, a relação é direta entre frequência de potencial de ação e força muscular.

De acordo com as afirmativas acima, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. as afirmativas I e III estão corretas. Correto

b. apenas a afirmativa III está correta.

c. apenas a afirmativa I está correta.

d. as afirmativas I, II e III estão corretas.

e. odas as afirmativas são incorretas.

Resposta correta: as afirmativas I e III estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Na sentença II, na verdade seria correto afirmar que o controle de força de um músculo está relacionado com a frequência de potenciais de ação. Assim, mesmo com uma baixa frequência de disparo (que ocorre durante o repouso muscular) e estando relaxado, o músculo mantém um pequeno tônus muscular.

Question 3

O comprimento de uma célula muscular, a velocidade com a qual ela se encurta e a força ou tensão dentro do músculo são parâmetros independentes quecaracterizam o estado mecânico da célula. Assim:

I) As contrações isométricas (ou de mesmo comprimento) são aumentos de força gerados por um músculo que não pode mudar seu comprimento e tem velocidade de contração zero.

II) Já as contrações isotônicas (de mesma tensão) são encurtamentos do músculo contra uma carga constante, com velocidade constante, havendo uma relação entre a força produzida e a velocidade de contração.

Olhando para as figuras abaixo, enumere com I a contração isométrica e com II a contração isotônica:

FONTE: MOURÂO JÚNIOR, C. A.; ABRAMOV, D. M. Fisiologia Essencial. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 147.

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Nenhuma das demais alternativas está correta.

b. 1(A) e 2(B).

c. Embora as afirmações estejam corretas, não é possível correlacioná-las às figuras.

d. As figuras, na verdade, expõem o comprimento, mas não a velocidade e a tensão das células musculares.

e. 1(B) e 2(A). Correto

Resposta correta: 1(B) e 2(A)

Comentário sobre a resposta correta: Na figura A, temos um exemplo de contração isotônica, na qual o encurtamento do músculo se dá contra uma carga constante (de mesma tensão), com velocidade constante, havendo uma relação entre a força produzida e a velocidade de contração.

Já na figura B, temos a contração isométrica ou de mesmo comprimento, na qual a força gerada por um músculo não muda seu comprimento e tem velocidade de contração zero.

Question 4

A respeito do controle da contração muscular, relacione os três tipos de músculos:esquelético, cardíaco e liso relatados na primeira coluna, com os itens da segunda coluna:

A. Este tipo de músculo não se contrai na ausência de cálcio intracelular, os potenciais de ação surgem automaticamente no miocárdio, na região do nodo sinotrial e depois se espalha de célula para célula tendo potenciais de ação de longa duração. Músculo esquelético ( )

Aqui os músculos podem produzir seu potencial de ação através das “ondas lentas”, que são por sua vez produzidas por mecanismos de bombeamento de íons cálcio para o exterior da célula. Neste caso, potenciais de ação têm a forma de platô e a retirada de cálcio garante o relaxamento muscular. Músculo cardíaco ( )

Quando ocorre a estimulação do potencial de ação pelo sistema nervoso, o cálcio liberado do retículo sarcoplasmático se liga às pontes de proteínas contrateis como a actina e miosina, aumentando a força de contração muscular. Músculo liso ( )

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolher uma resposta.

a. A, C, B.

b. C, A, B. Correto

c. B, C, A.

d. A, B, C.

e. B, A, C.

Resposta correta: C, A, B.

Comentário sobre a resposta correta: Com relação ao músculo cardíaco, o coração não se contrai na ausência de cálcio intracelular. No coração, os potenciais de ação surgem automaticamente no miocárdio, região do nodo sinoatrial (“marcapasso cardíaco”) e depois se espalha de célula para célula, tendo potenciais de ação de duração longa. O músculo liso pode produzir seu potencial de ação de maneira diferente do miocárdio. As chamadas “ondas lentas” são produzidas pormecanismos de bombeamento de íons cálcio para o exterior da célula. Potenciais de ação de músculo liso têm a forma de platô, havendo influxo de cálcio na repolarização e na despolarização celular. A retirada de Cálcio garante o relaxamento muscular. Já o músculo esquelético, quando se dá o potencial de ação (PA) de motoneurônios, o cálcio é liberado do retículo sarcoplasmático e se liga às pontes de proteínas contráteis, como a actina e miosina, aumentando a força de contração muscular.

Question 5

O sistema muscular é composto por fibras musculares, capazes de ______________ sua dimensão longitudinal com diferentes ______________. Juntas, em paralelo, essas fibras longitudinais formam o mecanismo de _____________, com o objetivo de realizar um ______________.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. reduzir; velocidades e forças; tração; deslocamento ou alongamento. Correto

b. nenhuma das afirmativas está correta.

c. diminuir; velocidades e comprimentos; força oposta; deslocamento ou alongamento.

d. diminuir; forças e comprimentos; força oposta; movimento ou deslocamento.

e. aumentar; forças e comprimentos; força contrária; deslocamento ou alongamento.

Resposta correta: reduzir; velocidades e forças; tração; deslocamento ou alongamento.

Comentário sobre a resposta correta: O sistema muscular é composto por fibras musculares, capazes de reduzir sua dimensão longitudinal com diferentes velocidades e forças. Juntas, em paralelo, essas fibras longitudinais formam o mecanismo de “tração”, com oobjetivo de realizar um deslocamento ou alongamento.

O controle de força de um músculo está relacionado à frequência de potenciais de ação

Question 6

Observe os diferentes registros musculares abaixo:

De acordo com as figuras, podemos afirmar que:

I) Mesmo com uma baixa frequência de disparo (que ocorre durante o repouso muscular) e estando relaxado, o músculo mantém um pequeno tônus muscular.

II) Quando aumentamos a frequência de PA, esse tônus e força muscular também aumentam, até ocorrer o trabalho muscular.

III) A relação entre frequência de PA e força muscular é direta.

IV) O controle de força de um músculo está relacionado à frequência de potenciais de ação.

V) Mesmo sem variar a força e a frequência aplicada, o músculo contrai e provoca um deslocamento semelhante.

De acordo com as afirmativas, é correto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. I, II, III e IV são corretas. Correto

b. I, III e IV estão corretas.

c. Somente a afirmativa IV é correta.

d. Somente a afirmativa V é correta.

e. I, II e III estão corretas.

Resposta correta: I, II, III e IV são corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Assim, mesmo com uma baixa frequência de disparo (que ocorre durante o repouso muscular) e mesmo estando relaxado, o músculo mantém um pequeno tônus muscular. Quando aumentamos a frequência de PA, esse tônus e força muscular também aumentam, até ocorrer o trabalho muscular. Assim, a relação é direta entre frequência de PA e força muscular. O controle de força de um músculo está relacionado à frequência de potenciais de ação.

...

Baixar como  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »