TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Estruturalista

Pesquisas Acadêmicas: Abordagem Estruturalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem estruturalista:

A Abordagem Estruturalista se divide em: Teoria da Burocracia com ênfase na estrutura e Teoria

Estruturalista com ênfase na Estrutura, nas Pessoas e no Ambiente.

- Contribuições: Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos, precisão na definição do cargo e na operação, rapidez nas decisões, uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução do atrito entre as pessoas, constância nos tipos de decisões, confiabilidade. A Teoria Estruturalista ampliou o campo de visão da administração que antes se limitava ao indivíduo, ela alargou também o campo de pesquisa da administração, incluindo organizações não- industriais e sem fins lucrativos em seus estudos.

-Enfoque: O enfoque desta teoria é estrutural, nas pessoas e no ambiente. Então a burocracia é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.

Principais autores: Max Weber, Robert Merton, Philip Selznick, Alvin W. Gouldner, Richard H. Hall e Nicos Mouzelis. CHIAVENATO, Idalberto; FERREIRA, A.; REIS, C.; PEREIRA, I..

- Crítica: Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos, excesso de formalismo e de papelório, resistência as mudanças, despersonalização do relacionamento, superconformidade às rotinas e procedimentos. Segundo Chiavenato, diante da fragilidade e da insuficiência da Teoria Clássica e a de Relações Humanas, estas criando um empecilho que a própria Teoria da Burocracia não conseguiu transpor, os estruturalistas procuram ter em vista a estrutura formal, porém, integrando a uma abordagem mais humanística. Consideramos, portanto, que ela é uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), tentando integrar as duas, numa perspectiva crítica.

Abordagem Comportamental

Abordagem: Uma forma de dinamizar a empresa com enfase nas pessoas. Abordagem mais descritiva e menos prescritiva. Mais descritiva visando as necessidades de cada indivíduo e visão tendenciosa.

Enfoque: Abordagem das Ciencias do Comportamento, o abandono das posições normáticas e prescritivas das teorias anteriores (Teoria Clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.

Autores: De acordo com Hotta vários autores foram importantantes para o desenvolvimento da teoria comportamental, iniciando-se Henert Alexander Simon e de acordo com Chiavenato as experiencias que deram base a teoria comportamental surgiram com Lewin. Esta teoria segui-se com: Chester Bannard, Douglas McGregor, Rensis Liker e Chris Argyris.

Críticas:

Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com