TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Estruturalista

Monografias: Teoria Estruturalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  1.668 Visualizações

Página 1 de 4

A Teoria Estruturalista se desenvolveu a partir de estudos sobre a rigidez e as limitações do modelo burocrático e da oposição entre a Teoria Clássica e a Teorias das Relações Humanas, buscando o equilíbrio entre a organização formal da Teoria Clássica e a informal da Teoria das Relações Humanas. Originou-se também do desenvolvimento das cidades e da cada vez maior demanda de produtos e serviços para atender às necessidades da população, criando uma sociedade mercantil, movimentada pela competitividade, surgindo sistemas organizacionais e organizações cada vez melhores e diversificados.

O Estruturalismo se preocupa com o todo de uma organização, com a singularidade de cada parte que forma esse todo, fazendo que a organização seja maior que simplesmente a soma das partes. Dentro da visão estruturalista a sociedade moderna é uma sociedade de organizações que interagem entre si e com os grupos sociais ao seu redor, deste modo o estruturalismo estuda as organizações concentrando-se não somente na sua estrutura interna como também em sua interação com as outras organizações e o meio externo.

Dentro da visão organizacional da escola estruturalista surge o conceito de homem organizacional, ou seja, homem que desempenha papéis em diferentes organizações. O homem organizacional deve ter características cooperativistas e coletivistas e estar preparado para mudanças que ocorrem constantemente nas organizações, tendo que estar apto também para assumir diferentes papéis dentro das organizações e ser tolerante para evitar seu desgaste perante conflitos no ambiente organizacional.

Para os estruturalistas existem dois modos de ver e idealizar uma organização:

• Racional: considera as organizações um sistema fechado idealizado racionalmente, buscando a certeza e a previsibilidade. Todos os aspectos de uma organização são criados para atingir a mais alta eficiência, sempre pensando no planejamento e no controle.

• Natural: a organização é vista como um sistema aberto, um conjunto de partes independentes, mas que interagem entre si e o seu ambiente. Seu objetivo é a sobrevivência e por estar aberto a influencia de seu ambiente, não existe certeza sobre seu funcionamento, pois normalmente não é possível controlar o ambiente. Como consequência temos o surgimento da organização informal.

A Escola estruturalista, ao contrário das anteriores, em vez de utilizar o sistema fechado com base no modelo racional de organizações, utiliza o sistema aberto, com base no modelo natural de organizações.

Muitos pesquisadores desenvolveram a proposta estruturalista, alguns são Max Weber, Blau e Scott, mas o autor visto como figura central nessa teoria é Amitai Etzioni, que criou uma tipologia simples baseada nos tipos de controle, para ele existem três tipos de organizações:

• Coercitivas: O controle é feito através de prêmios e punições, o ingresso e permanência é através da força e do medo e a participação dos integrantes é alienativa. Exemplo: Prisões e penitenciárias.

• Normativas: O controle é moral e ético, o ingresso e a permanência é através da ideologia e o envolvimento dos participantes é motivacional. Exemplo: Igrejas e partidos políticos.

• Utilitárias: O controle é através dos incentivos econômicos, o ingresso e a permanência vem das vantagens percebidas e o envolvimento dos participantes é calculativo. Exemplo: Empresas em geral.

Blau e Scott apresentam uma teoria baseada em quem se beneficia com a organização, para eles há quatro tipos de organização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com