TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidez De ácido Acético

Trabalho Universitário: Acidez De ácido Acético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Solução é uma dispersão de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas que forma uma mistura homogênea. Existem dois tipos de componentes nessa dispersão: o dispersante ou solvente, que é a substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio, e o disperso ou soluto, que é a substância que pode ser dissolvida ou dispersada.

As partículas do disperso têm tamanhos inferiores a 10 Å e não podem ser vistas em microscópios de alta potência. Além disso, ultra filtros não retêm essas partículas, e mesmo submetendo essa dispersão a ultra centrífugas suas partículas não se separam. O soluto e o solvente constituem uma fase única.

A solubilidade de uma substância é a medida que determina a massa de soluto que se dissolve numa determinada massa de solvente a uma dada temperatura. Quanto à solubilidade, as soluções podem ser classificadas em três categorias:

Insaturada: a massa de soluto dissolvida, a uma certa temperatura, é menor que a sua solubilidade nessa temperatura.

Saturada: a massa do soluto dissolvida, a uma certa temperatura, é idêntica a sua solubilidade nessa temperatura. Neste caso pode haver ou não precipitado (corpo de fundo).

Supersaturada: a massa do soluto dissolvida, a uma certa temperatura, é maior que a sua solubilidade nessa temperatura. Esse tipo de solução é obtido por aquecimento e por posterior resfriamento.

Podem ser encontradas soluções nos três estados físicos da matéria. O estado físico da solução depende do estado físico do solvente. Soluções sólidas contém solvente sólido e soluto em qualquer estado. Soluções líquidas contém solvente líquido e soluto em qualquer estado. E por fim, em soluções gasosas há solvente gasoso e soluto gasoso.

A concentração de uma solução é a razão entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente ou solução. Ela pode ser expressa em gramas por litro, mols por litro (molaridade), mols por quilograma (molalidade), fração molar, normalidade e composição percentual.

Para o preparo de soluções com grau adequado de exatidão é necessário que a vidraria ou instrumento na qual ela seja preparada esteja calibrada. Calibração é o conjunto de operações que tenta determinar o valor medido por uma vidraria ou instrumento. Para determinar esse valor, essas operações são repetidas e têm seus resultados comparados com padrões, sob condições pré-estabelecidas e controladas.

Em uma calibração existem dados conclusivos, tais como:

Média: valor médio obtido pelo instrumento em calibração. É provavelmente o valor mais próximo do valor real que o instrumento pode apresentar.

Tolerância: é o valor máximo, definido pelo usuário, que o instrumento pode atingir sem prejudicar o resultado.

Erro: é a diferença entre o valor descrito no instrumento e a média. O erro pode ser reduzido se um instrumento permitir ajustes.

Incerteza: é a variação prevista numa medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com