TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Climatollogia

Artigo: Ad Climatollogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

1. (2 pontos) Entendendo que temperatura máxima absoluta é o máximo valor de temperatura que ocorreu num determinado período (um dia do mês), e que temperatura mínima absoluta é o mínimo valor de temperatura que ocorreu num período (um dia do mês). Analise o gráfico, com auxilio da tabela abaixo, levando em consideração os seus conhecimentos das escalas temporais dos fenômenos atmosféricos.

2. (2 pontos) Observe a figura abaixo que mostra o gradiente de pressão e o vento resultante e responda qual é a relação deste gradiente com energia térmica (ganhos de temperaturas) e a rotação ciclônica no hemisfério sul?

3. ( 1 ponto )Entendendo que o rotor que causa o movimento atmosférico é basicamente a diferença de pressão entre dois pontos distintos, relacione as colunas da esquerda com os respectivos números dos conceitos na coluna da direita

A sequencia fica : 3-4-1-5-2

4. (1 ponto) Sabe-se que a velocidade do vento está intimamente ligada a sua ocorrência na atmosfera. Quanto maior a altitude em baixa atmosfera maior será a velocidade do vento, já que o atrito com a superfície é reduzido. De acordo com estes fatos complete com (V) quando a alternativa for verdadeira e com (F) quando a alternativa for falsa. Justifique as alternativas falsas.

( f ) Os ventos sofrem influencia somente dos elementos climáticos sem sofrerem qualquer influencia dos fatores climáticos.

Os ventos sofrem influencia dos fatores climáticos também.Pois nada mais é do que a latitude, longitude,atividade, continentalidade e condicionam os elementos.

( v ) Quando há formação de frente quente, as nuvens formadas nesse processo são do gênero cúmulos indicadoras de bom tempo.

( v ) Como o ar é menos denso, devido ao aquecimento, a parcela de ar aquecida quando encontra um obstáculo como uma montanha, pode ascender reduzindo sua temperatura e até mesmo condensar-se.

( v ) A frente fria de deslocamento lento ocorre inversão da direção dos ventos da superfície, formando nuvens do tipo Cumulus Nimbus, responsáveis por chuvas de alta intensidade.

( f ) As massas de oclusão estão relacionadas a ocorrências de El NIÑO, já que com o este fenômeno, ocorre o deslocamento de massas de ar quente proveniente da Bacia Amazônica.

O El Nino nada mais é do que o aquecimento das águas do oceano pacifico, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios.

5. ( 2 pontos) O amanhecer do dia de Natal em 1997 foi um pesadelo para milhares de pessoas em Porto Alegre e cidades da região metropolitana.

O que havia começado como uma festa durante a ceia da véspera terminou em contabilização de perdas materiais e humanas na manhã seguinte. A região recém fora atingida por uma das maiores enxurradas que se tem registro até hoje na Grande Porto Alegre. Medição realizada pelo Diretor-Geral da MetSul Meteorologia Eugenio Hackbart em estação meteorológica na cidade de Canoas indicou uma precipitação de 129,6 milímetros em menos de doze horas. Porto Alegre e região acordaram no Natal de 1997 para o que o jornal Correio do Povo de 26 de dezembro chamou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com