TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao Financeira

Ensaios: Administraçao Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – BAURU/SP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MATEMÁTICA FINANCEIRA

FABIANA SIMONE DOS SANTOS - RA 403856

MICHELLY CRISTINA GIL DA SILVA GREGO - RA 404099

RUBENS GARCIA NETO RA: 380083

Plano Estratégico para a Realização de um Projeto de Extensão Universitária.

Professor de ensino a distância:

Bauru/SP

SUMÁRIO

1. Introdução, Risco, Prejuízo ou despesa, Lucro ou Receita, Conceitos fundamentais 3

2. Estudo e utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros 4

3. Conceitos 5, 6

4. Pagamentos Postecipados e Antecipados 7,8,9

5. Conceito e Classificação das Taxas de Juros, Conceito da Taxa de Juros na Economia Brasileira 10,11,12

6. Etapa 4 13

7. Bibliografia 14

Introdução

A matemática financeira tem como objetivo principal estudar o valor do dinheiro em função do tempo. Este conceito, aparentemente simples, tem vários detalhes quanto à forma de estudo do valor do dinheiro no tempo. Vejamos alguns conceitos para melhor compreendermos o objetivo da matemática financeira.

Risco

Quando estamos concedendo crédito, estamos mesmo é analisando o risco contido nas operações de crédito. Os conceitos de matemática financeira serão importantes para medir o risco envolvido em várias operações de créditos.

Prejuízo ou despesa

Em qualquer operação financeira, normalmente, ocorre o pagamento de juros, taxas, impostos, etc., caracterizando-se para alguns como prejuízo e para outros como pagamento de despesas financeiras. A matemática financeira irá mostrar quanto se pagou. Forma que alguém de despesa ou medir o tamanho do prejuízo em uma operação financeira.

Lucro ou receita

Da mesma ou uma instituição paga juros e caracteriza-o como prejuízo ou despesa, quem recebe pode classificar estes juros com o lucro ou receita ou simplesmente como a do capital remuneração como emprestado. A matemática financeira nos ajuda a calcular este juro ou receita, bem a remuneração do capital emprestado.

Conceitos fundamentais

Os conceitos básicos da matemática financeira são: finanças e economia, que relacionam as variáveis fundamentais da matemática financeira.

No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros.

Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV).

O regime de capitalização simples: Representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período.

No regime de capitalização composta: Os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado juros sobre juros. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica.

Estudo e utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros.

É muito importante estudar, inicialmente, todos os recursos básicos da calculadora HP-12C, pois, desse modo, se aumentará a capacidade de operação e, consequentemente, também se ganhará em produtividade. Este estudo é ainda mais importante para aqueles que não dominam plenamente o uso da calculadora, mas isto pode ser facilmente resolvido: é só fazer uma leitura prévia deste material e procurar praticar através dos exercícios resolvidos e proposta, que o leitor ficará apto a utilizar com maior segurança a calculador e a acompanhar o restante do estudo. Os demais recursos, principalmente os financeiros, serão estudados oportunamente.

HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

Foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, em substituição às calculadoras HP 38E e 38C. Para oferecer uma alternativa com menor custo, a empresa brasileira BrtC lançou a calculadora FC-12, o seu segundo modelo de calculadora financeira e uma calculadora similar à HP 12C Platinum (incluindo as funções financeiras e o método RPN e algébrico).

Conceitos

A HP 12C é uma poderosa ferramenta programável utilizada na realização de cálculos financeiros, a disposição de todos os interessados em agregar valores aos seus conhecimentos visando enfrentar a competitividade interna ou externa a que estão sujeitos no dia-a-dia.

A Matemática Financeira, tem suas aplicações dentro das empresas, em diversas áreas e devido à velocidade com que a informação está atingindo a todas as pessoas, torna-se uma ferramenta indispensável a todos aqueles que convivem nas empresas, bem como a todos que necessitam entender o cotidiano nos setores comerciais. Este curso, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com