TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigos Científicos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Segundo Chiavenato (2005, p. 9), “a administração financeira (...) é a área que cuida dos recursos financeiros da empresa”. Sua preocupação está voltada a dois aspectos relevantes dos recursos financeiros: a rentabilidade e a liquidez. Sua função é fazer com que sejam lucrativos e líquidos ao mesmo tempo. Sendo estes os dois objetivos principais da administração financeira, proporcionar o melhor retorno possível do investimento e a sua rápida conversão em dinheiro.

Segundo Gitman (2004) a administração financeira preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro na empresa, os quais devem conduzir ativamente os assuntos de qualquer tipo de empresa. Esses profissionais desempenham as mais variadas tarefas financeiras, tais como planejamento, concessão de créditos a clientes, avaliação de projeto de investimentos e captação de fundos para financiar as atividades da organização. Gitman (2004) relata que a área de finanças é vasta e eficaz, e afeta diretamente a vida de todos os indivíduos e as organizações de modo geral. Define finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro. Praticamente todas as pessoas e organizações recebem ou levantam, gastam ou investem dinheiro.

Segundo Braga (1989), a função financeira é responsável pela obtenção dos recursos necessários e também por formular estratégias voltadas a otimização do uso desses fundos. Trata-se de uma função que tem papel fundamental no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo de maneira significativa para o sucesso do negócio da empresa.

Referências Bibliográficas:

CHIAVENATO, I. Administração Financeira: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. GITMAN, L. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2004. BRAGA, R. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1989.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com