TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Projeto de pesquisa: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................................................4

2.OBJETIVOS......................................................................................................................5

3.DESENVOLVIMENTO...................................................................................................6

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................15

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................16

1. INTRODUÇÃO

A administração financeira corresponde os esforços despendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo te em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.

Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas.

2. OBJETIVO

Este trabalho apresenta conceitos sobre a Administração Financeira, o papel do Administrador financeiro dentro da empresa

A administração financeira trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações, estando diretamente ligada à administração, à economia e à contabilidade. A administração financeira diz respeito às responsabilidades do Administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não-financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de recursos.

3. DESENVOLVIMENTO

1.1 Sistemas de Acumulação de Custos

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

Alguns custos (ex. seguros, aluguéis) não variam muito a cada período, diferentemente da produção que freqüentemente varia a cada mês, aumentando ou diminuindo conforme a demanda. Não obstante, podem ocorrer de diversos produtos serem fabricados dentro de uma mesma fábrica, ou de vários serviços serem prestados por uma mesma empresa. Isto de certa forma torna-se um problema para os gestores calcularem o custo de um produto ou serviço dentro destas condições, visto que o cálculo depende bastante da natureza do processo envolvido.

Os Sistemas de Acumulação de Custos podem trabalhar com um dos três critérios de custeio: o critério de custo por absorção, o critério do custo direto (ou variável) e o critério do custo ABC (Custeamento Baseado em Atividade). Esses critérios têm um ponto em comum: eles se preocupam com a administração dos custos indiretos. E ao mesmo tempo, apresentam uma diferença fundamental: cada um deles fornece informações gerenciais exclusivas.

- O critério do custo por absorção é aquele que inclui todos os custos indiretos de fabricação de certo período nos custos de suas diferentes atividades industriais. A finalidade principal do critério é ter o custo total de cada objeto de custeio. Esse custo total se destina, entre outros fins, a compor informação significativa no auxilio à decisão de estabelecer os preços de venda dos produtos ou dos serviços.

- O critério do custo direto (ou variável) é aquele que só inclui no custo das operações, dos produtos, serviços e atividades os custos diretos e variáveis. Para que um custo (ou uma despesa) detenha as condições necessárias para compor o custo de um produto, é necessário que esse custo seja facilmente identificado com o produto, isto é, seja direto (onde não necessite rateio) e que seja variável diante da variabilidade de um indicador que represente o produto, a operação, o processo, o componente ou a atividade. A finalidade principal do critério é a determinação da contribuição marginal total ou unitária de cada objeto de custeio.

- O critério do custo ABC trata de administrar os custos indiretos de fabricação, num primeiro momento. É uma forma mais sofisticada de apropriar os custos indiretos. Sua idéia básica é mostrar que as operações industriais podem ser subdivididas em atividades, essas atividades é que consomem os recursos disponíveis que são definidos pelos custos e despesas gerais. Desse modo os custos indiretos chegariam a seus portadores com mais exatidão.

Atualmente observamos que grande parte das organizações buscam reduzir seus custos fixos, tornando-os, sempre que possível , em variáveis com o objetivo de atuarem em um mercado cada vez mais competitivo, podendo ganhar maior flexibilidade na produção e naturalmente em lucratividade.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.

Se o administrador adotar para a sua empresa um sistema de custo do qual não é o apropriado á ela, poderá ter um preço muito baixo ou terá um preço muito alto no valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com