TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Casos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  4.617 Palavras (19 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATPS

Atividade Prática Supervisionada

Contabilidade de Custos

Eder de Souza Lima RA: 399996

Eder Bruno Cabral de Freitas RA: 401185

Edvaldo Pereira da Silva RA: 403203

Clemente Alves de Souza Junior RA: 399991

Rondonópolis – MT, Junho de 2014.

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS

Atividade Prática Supervisionada

Contabilidade de Custos

Trabalho científico apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera-Uniderp, Pólo de Rondonópolis – MT, referente à disciplina de Contabilidade de Custos, sob orientação do Professor Presencial: Esp. Cosmeilson R. Soares.

Professora: Rachel Niza

Rondonópolis – MT, Junho de 2014.

Introdução

O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização. Uma geração adequada de lucro e caixa faz com que a empresa contribua de forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, pagamentos de salários e encargos, capacitação dos funcionários, investimentos em novas Tecnologias de Informação (TI), etc. Na visão dos proprietários, uma organização pode ser conhecida como um sistema de gera lucros e maximiza os recursos nela investidos. Para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários. Os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros adequados por longo prazo, ou melhor, indefinidamente, pois o investimento é feito em caráter permanente. A geração de lucro e caixa é importante também para empresas públicas, pois, com um novo investimento de recursos, é possível executar a melhoria e a expansão dos serviços prestados a comunidade. A geração permanente de lucro e caixa contribui para que uma empresa moderna cumpra suas funções sociais por meio de geração e pagamento de impostos, treinamento e remuneração adequada dos empregados, investimentos em melhoria ambiental, etc. Do ponto de vista dos acionistas, uma empresa pode ser visualizada como um sistema que gera lucro e aumenta os recursos nela investidos. A empresa, representada por seus administradores e empregados em geral interagem com os agentes econômicos do ambiente em que está inserida, gera os resultados econômicos e financeiros e remunera os acionistas pelo investimento realizado.

ETAPA 01

Passo 01: A literatura sugerida para esta etapa propõe um estudo que parte dos objetivos das organizações no ambiente empresarial em que estão inseridas, utilizando atividades de investimento e financiamento que são planejadas, controladas e analisadas por administradores financeiros, que têm também por obrigação uma participação ativa na tomada de decisão a cerca destas atividades diante de sua visão holística da organização. Também é assunto importante neste processo, o entendimento do regime de caixa e competência, que segundo nossos entendimentos e também dos autores são complementares entre si.

A Administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade, pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através das quais a atividade econômica é controlada. Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes. As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. São extraídos daí os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro. A composição de fatores produtivos, níveis ótimos de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico. A mensuração de preferências através do conceito de utilidade, risco e determinação de valor está fundamentada na teoria Microeconômica.

As razões para depreciar ativos derivam dessa área da Economia. A análise marginal é o princípio básico que se aplica em Administração Financeira; a predominância desse princípio sugere que apenas se devem tomar decisões e adotar medidas quando as receitas marginais excederem os custos marginais. Quando se verificar essa condição, é de se esperar que uma dada decisão ou ação resulte num aumento nos lucros da empresa.

Alguns consideram a função financeira e a contábil dentro de uma empresa como sendo virtualmente a mesma. Embora haja uma relação íntima entre essas funções, exatamente como há um vínculo estreito entre a Administração Financeira e Economia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com