TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Ensaios: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Disciplina: Teorias da Administração.

Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior

WELLINGTON DOS REIS MACHADO RA 5563118491

PAULA PETRY DALLA ROSA RA 5313958303

RAFAEL WOLTER RA 5312949386

ALINE ARAUJO DE SOUZA RA 5309962333

MARCIANO BEHLING RA 5310960663

PELOTAS/ 2012.

RESUMO:

Este trabalho tem objetivo esboçar sobre o papel da administração em nosso dia a dia, falando um pouco de suas principais teorias e seus criadores, também lhes proporcionando um conceito abrangente de administração o papel do administrador dentro das organizações e suas habilidades básicas.

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO:

Teoria é o nome dado a um conjunto de obstruções que tenta explicar a realidade. Como o mundo real é vasto e complexo, a teoria procura produzir conhecimento codificado a respeito dele e extrair princípios ou leis que o expliquem de maneira organizada e racional. E que permitam trabalhar com maior probabilidade de sucesso nas ações relacionadas a ele. Assim, a teoria funciona como uma representação abstrata daquilo que se percebe como realidade, um conjunto de afirmações ou regras para abordar algum aspecto do mundo real. Basicamente, teoria é uma explicação, interpretação ou proposição a respeito de algum aspecto da realidade. Ela funciona como uma visão do mundo e serve de base para construir um modelo capaz de guiar na tomada de decisões em relação a ele. Sem teoria não há como se chegar a algum resultado. Fora isso, tudo é mero palpite. Administração não se faz com palpites, mas com racionalidade.

A discussão entre teoria e prática vem de longe. A teoria se torna desnecessária e descartável sem que se focalize a ação prática, e a prática sem base de uma teoria que a alicerce é mera brincadeira ou perda de tempo e de esforço. Ambas se complementam e se interpenetram. Cada uma oferece á outra as bases para o seu desenvolvimento: a teoria dá racionalidade á prática, e a prática enriquece a teoria com os resultados que proporciona. Um verdadeiro círculo virtuoso

Teoria da administração são conhecimentos organizados e codificados em decorrência da experiência prática e empírica da administração em organizações. Assim damos o nome de teoria geral da administração ao conjunto integrado e coerente dessas teorias. Cada teoria pode ser denominada escola quando certos as autores utilizam um conjunto de ideias ou uma linha de pensamentos comuns. É o caso da escola das relações humanas ou a escola do processo administrativo.

As teorias da administração possuem uma forte capacidade preditiva, ou seja, elas permitem prever, com base em uma lógica clara, os efeitos que as ações administrativas irão provocar no mundo real. Como em toda ciência, elas se baseiam em relações de causa e efeito. É claro que nada é valido para todas as circunstancias. Tudo depende da situação e das circunstancias em que a organização se encontra. Como em Medicina, por exemplo, o tratamento médico depende das circunstancias de cada paciente. O medico é formado exatamente para aprender a discernir a melhor linha de conduta a partir situação específica do paciente. ²

As teorias da administração podem ser agrupadas de acordo com sua abordagem ou enfoque. Uma abordagem constitui um conjunto de perspectivas comuns a alguns autores dentro de um quadro referencial e que as distingue de outras abordagens. Quase sempre, as abordagens que veremos adiante se concentram em alguns aspectos específicos da administração que se tornam particularmente prioritários para a solução de problemas encontrados. Assim, abordagem clássica, abordagem estruturalista, abordagem comportamental constituem maneiras de enfocar a administração sob pontos de vista comuns a alguns autores. Cada abordagem apresenta uma maneira diferenciada e própria de visualizar a administração.

As habilidades do administrador

Em cada organização o administrador efetua diagnóstico de situações, definem estratégicas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, utiliza tecnologia, aplica competência, resolve problemas, gera inovação e competitividade. O administrador bem-sucedido em uma organização pode não sê-lo em outra. Ele não é julgado apenas pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas como realiza seu trabalho e pelos resultados que obtém dos recursos e competências disponíveis. Levitt³ lembra que o conhecimento do administrador é apenas um dos múltiplos aspectos da sua capacitação profissional. Ele é avaliado pelo seu modo de agir e decidir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e estilo de trabalho. É que existe uma única maneira certa de um administrador agir ou de conduzir. Pelo contrário, existem várias maneiras de levar a cabo as atividades das organizações em geral e das empresas em particular.

O administrador precisa reunir três tipos de habilidade: técnicas, humanas e conceituais.

TAYLOR:

Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como Administração Científica foi Taylor. Através da leitura de Idalberto Chiavenato, em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.

Os dois defendiam uma visão mecanicista, de pontos de vista diferentes. Foi exatamente assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com