TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentária

Trabalho Escolar: Administração Financeira E Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  7.629 Palavras (31 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 31

Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distancia Polo de Itaquiraí - MS

Administração

Administração Financeira e Orçamentária

Elaborado :

Willian Douglas Higino – RA 295261

Vânia Barbosa Lima – RA 291355

Edione Ribeiro do Prado – RA 295271

Alessandra do Amaral – RA 300606

Tutor a Distância:

Ivonete Melo de Carvalho

Trabalho apresentado à disciplina de Administração Financeira e Orçamentária do curso de Administração, da UNIDERP – Pólo Itaquiraí - MS, como critério avaliativo da disciplina.

Itaquiraí, Ms em 26 de Setembro de 2013

INTRODUÇÃO

Trataremos de conceitos básicos que todo empreendedor individual, micro e pequeno empresário deve saber.

Nesta pesquisa, iremos mostrar algumas particularidades do Planejamento que visa o futuro, está intimamente ligado à determinação dos objetivos da Empresa, que de certa forma indica o que se pretende fazer.

Levando em conta empresas já em pleno funcionamento, encontraremos na maioria delas poucos controles financeiros efetivos. E será sobre esse assunto de fundamental importância que iremos tratar.

ETAPA 1

1. A administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade, pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. A nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras.

2. Analisando o texto Administração Financeira de Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz concebe-se a ideia de que o desafio de uma empresa é justamente a administração financeira, que figura como um dos pilares do sucesso principalmente das pequenas empresas. Assim, KUSTER E NOGACZ garantem que dois pontos são fundamentais nesse processo: o cuidado efetivo com o dinheiro, suas entradas e saídas e também garantir o retorno esperado pelos acionistas.

Um dos pontos a ser levado em consideração é o controle e administração de caixa através do monitoramento do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro durante um dado período temporal a fim de se precaver com medidas capazes de satisfazerem as necessidades da empresa. Assim é necessário estabelecer uma previsão do fluxo de caixa estabelecendo um cronograma de despesas e investimentos e provisionando despesas até mesmo aquelas que ainda serão contratadas, havendo possibilidade ainda de se alocar os períodos de baixo faturamento.

Para tanto, é necessário o engajamento dos diversos setores das empresas, juntando previsões de vendas, previsões de despesas com pessoal, com custos variáveis, com propaganda entre outros. Assim, a troca de informações diárias e o aproveitamento máximo de cada setor contribuirão de forma determinante para o sucesso do controle de caixa.

Desta forma torna-se viável o desenvolvimento de outro ponto fundamental ao sucesso do planejamento financeiro, que é o Controle de Dados como o controle da Movimentação Financeira, Controle do Pessoal, Controle de Máquinas, Veículos e Equipamentos, Controle de Estoque, etc.

3. De acordo com o texto “Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso” de RENATA GAMA, GUIMARO MOURA e OSMAR FRANCISCO DE OLIVEIRA, reforça a ideia já tratada no texto anterior descrito, pela qual se percebe a importância de se elaborar um planejamento financeiro capaz de dar suporte ao gestor das pequenas empresas, o que comumente não ocorre. O conhecimento das técnicas de Planejamento financeiro, que fujam do empirismo será capaz de aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação da empresa mercado, de modo em que esses resultados esperados sejam alcançados.

O texto apresentou um estudo de caso de uma pequena empresa do setor de construção civil, cuja eficiência da elaboração de um planejamento financeiro, pode ser utilizada como instrumento de gestão, prevendo-se o lucro líquido a ser obtido através de previsão de vendas e despesas a ser realizado pela matriz e representação, no período mensal. Com isto, através das projeções, o gestor poderá ter acesso ás informações sobre necessidades ou excessos de caixa, sendo capaz de planejar formas de financiamento ou investimentos adequados ás atividades das empresas.

Observamos então que através de um planejamento financeiro, mesmo que adaptado e que não siga rigorosamente o planejamento científico, a pequena empresa terá insumos para embasar qualquer tomada de decisão, medidas corretivas ou alteração de objetivos de forma antecipada, minimizando qualquer risco de perdas financeiras através de pagamento de juros inesperados ou participação no mercado por falta de recursos para abastecê-lo conforme a demanda.

Assim os autores concluem que através de um planejamento financeiro, independentemente do porte da empresa, esta poderá direcionar seus esforços, de forma que os resultados esperados venham se concretizar, conseguindo inclusive traçar sua estratégia de atuação no mercado.

4. Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Resposta: O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.

ETAPA 2

O QUE É RISCO

O risco é uma característica iminente a toda e qualquer atividade, principalmente nas áreas que tratam diretamente com o patrimônio das empresas. Tudo o que é feito hoje, visando a um resultado no futuro, está sujeito a algum grau de risco.

Com base em fatos conhecidos e informações adquiridas, podemos estabelecer meios capazes de projetar os acontecimentos futuros. Esses acontecimentos poderão realmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com