TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Geral

Pesquisas Acadêmicas: Administração Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  3.659 Palavras (15 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 15

ADMINISTRAÇÃO GERAL

HISTÓRICO DA EMPRESA

Originariamente como Empresa Familiar, iniciada em maio de 1995 como uma pequena empresa de confecções, criada e gerida pela sua fundadora, Maria Auxiliadora Oliveira Paiva. Que com seu dinamismo, cedo se tornou uma referência na qualidade de seus produtos e atendimento no comércio de Varjota. Atualmente a loja Alcy Confecções atua no centro comercial de Varjota, e gera empregos diretos e indiretos para mais de 10 funcionários e está sempre preocupado em garantir o bem estar, a segurança e a satisfação de seus clientes, colaboradores e parceiros. Contamos com a parceria de quase 40 (quarenta) fornecedores e trabalhamos com aproximadamente 10.000 (dez mil) itens. Procura satisfazer os desejos de consumo e necessidades da população de Varjota e Região sempre buscando diferenciação de mercado.

Missão

Comercializar produtos de moda e artigos de perfumaria e cama mesa e banho com qualidade a preços competitivos e excelência na prestação de serviços, conduzindo com Responsabilidade o nosso negócio e buscando sempre atingir a satisfação de nossos consumidores.

Visão

Ser reconhecida como a melhor Empresa de confecção da cidade, sendo referência em qualidade desde a comercialização de bens até a prestação desserviços, com a qual os nossos Clientes se identifiquem e nossos colaboradores se sintam respeitados e valorizados.

Valores

Dignidade e respeito como base de todos os nossos relacionamentos: Clientes internos externos, Fornecedores, Sócios, Concorrentes, Governo e a Comunidade de forma geral;Humildade e coragem para enfrentar novos desafios;Excelência na qualidade, expressa não só na qualidade dos nossos produtos e serviços, como também na de nossos colaboradores;Responsabilidade e compromisso na construção e preservação do nosso patrimônio físico e da nossa imagem;Valorização das pessoas;

1.1 PLANEJAMENTO

O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa "especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos".

A empresa não trabalha com um modelo definido e elaborado de planejamento estratégico. A empresa trabalha com o Tático e o operacional as técnicas de gestão hoje são baseadas na experiência vivida pela a organização. As informações dentro da organização são repassadas pouco eficiente, ás vezes deixando os colaboradores atarantados, mais fica evidente uma metodologia de trabalho na empresa, cada colaborador sabe o que vai fazer durante a sua jornada de trabalho, e tem a responsabilidade de desempenhá-la. Os objetivos da empresa se concentram em oferecer os produtos e o melhor atendimento para os clientes visando lucro, sendo que a empresa estar trabalhando em parceria com a CDL e SEBRAE e estão em um processo de criação de um planejamento para empresa.

1.2 ORGANIZAÇÃO

É o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.

A loja Alcy Confecções dispõe aproximadamente 260 m², em suas instalações a empresa possui um escritório dentro das instalações da loja, um almoxarifado, uma parte reservada para os funcionários fazerem lanche e um banheiro.

A empresa conta com 3 trabalhadoras (vendedoras) desenvolvendo diversas atividades tais como: vendedoras, consultoras de vendas, fazem a parte da limpeza, etc. E os demais membros são os da família que são 3 fazem a parte administrativa mas que também fazem todas esses tarefas que suas vendedoras fazem quando é preciso.

1.3 ORGANOGRAMA

Figura 01: Organograma da empresa Alcy Confecções.

Fonte: Alcy Confecções

Para Chiavenato (2001, p. 251), "organograma é o gráfico que representa a estrutura formal da empresa".

O organograma da loja Alcy Confecções é composto pela proprietária, gerente geral, gerente administrativo e comercial. Segundo a empresa esta metodologia facilita os funcionários terem contato com a gerência (direção), entretanto acaba centralizando a tomada de decisão.

1.4 DIREÇÃO

É o processo de pilotagem do administrador. Através da direção o administrador orienta o trabalho dos funcionários, acrescentando o que deve ser feito, e também como fazê-lo, desta forma este trabalho é executado pela proprietária e a gerente que trata de treinar e aperfeiçoa os talentos dos colaboradores tanto com os conhecimentos adquiridos na pratica como os adquiridos através de cursos e treinamentos através de parceria com a CDL e SEBRAE.

1.5 CONTROLE

O desempenho de uma organização e das pessoas que a compõem depende da maneira como cada indivíduo e cada unidade organizacional desempenham seu papel e se movem para alcançar os objetivos e metas comuns. O controle é o processo pelo qual são fornecidas as informações e retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. É a atividade integrada e monitorada que aumenta a probabilidade de que os resultados planejados sejam atingidos da melhor maneira.

A Alcy Confecções está em um processo de aprimoramento tanto para os funcionários quanto para gerencia com um novo modelo de gestão elaborado junto com a CDL e SEBRAE para um melhor alcance das metas.

2 GESTÃO DE PESSOAS

De acordo com Chiavenato (2008, p.9) "Administração de recursos humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamentos, recompensas e avaliação de desempenho".

Com isso o setor de gestão de pessoas deve ter uma grande responsabilidade na formação do profissional que a instituição deseja, objetivando o desenvolvimento e crescimento da instituição como o do próprio profissional, tido como colaborador para adquirir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com