TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Dissertações: Agenda 21. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

sponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.

Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões:

Socioeconômica.

Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento.

Fortalecimento do papel dos grupos principais.

Meios de execução.

A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel ambiental, econômico, social e político que desempenham em sua comunidade e exige, portanto, a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação.

A Agenda 21 também pode ser elaborada tendo como base as ações individuais, e algumas pessoas têm desenvolvido ou elaborado Agendas 21 tendo como foco suas próprias relações com o ambiente no qual estão inseridas.

Dessa forma, sua atividade será elaborar uma Agenda 21 pessoal

partindo de suas relações com o ambiente onde você vive, levando em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.

Para tanto, você deverá elaborar um relatório, no qual será apresentada uma Agenda 21 pessoal, baseando-se nos Passos indicados a seguir.

Passo 1: Para se preparar para a realização desta Atividade, confira atentamente as indicações de leitura a seguir:

1. Assista ao vídeo:

Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2014.

Em seguida, reflita sobre o potencial humano para a implantação da sustentabilidade. Como podemos, individualmente, colaborar para que esse conceito se torne algo concreto?

2. Leia o material a seguir e reflita sobre o papel de cada um de nós na concretização da Agenda 21:

A Agenda 21 Local. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Seção Responsabilidade Socioambiental. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2014. Se preferir, CLIQUE AQUI.

Passo 2:

1. Elabore uma pauta com pelo menos 10 ações que expressem a sua Agenda 21 pessoal. Reflita: que ações podem ser tomadas individualmente que podem colaborar para a elaboração de nossa própria Agenda 21?

2. Disserte sobre as suas conclusões e aponte algumas ações ambientalmente mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com