TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aglomerantes

Tese: Aglomerantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

1° EXPERIMENTO

Para iniciar o primeiro experimento foi utilizado o instrumento mão de grau para desmanchar os diferentes tamanhos da amostra de solo evitando a quebra de grãos. Essa amostra contém um kg de solo com textura arenosa. Logo após, pesou-se a quantidade de material. Vale ressaltar, que se o material for do tipo silte ou argila deve-se reduzir a quantidade para 0,5kg.

Concluindo essas etapas, deve-se depositar o material na série de peneiras para dar início a peneiração. Neste experimento foi utilizado o agitador mecânico, com o tempo de duração de 5 minutos. Entretanto a peneiração também pode ser feita manualmente, neste caso o tempo estimado passa a ser entre 10 a 15 minutos.

Como última etapa do experimento é a pesagem individual de todo o material que ficou retido em cada peneira e preencher a tabela, determinando peso, porcentagem por peneira, porcentagem acumulada e porcentagem que passa pelos furos da peneira.

A seguir, a tabela realiza em sala de aula:

Coloca-se o peso encontrado em grama na primeira coluna para preencher a tabela e na segunda coluna, usa-se regra de três:

100,18 ------ 100

121,14 ------ x

X = 12,11 %

Encontra-se a porcentagem acumulada somando os % retidos nas peneiras superiores, com o percentual retido na peneira em estudo.

Para obter a % que passa por peneira (ultima coluna) usa-se a seguinte equação:

Qp= (Mt – Mr / Mt) x 100

Onde:

Qp = % que passa por cada peneira

Mt= Massa total da amostra seca

Mr = Material retido em cada peneira

Após a conclusão desse procedimento foi preciso encontrar um módulo de finura. Este, é a soma dos percentuais acumulados em todas as peneiras da série normal, dividida por 100.

Observação: Quanto maior o módulo de finura, mais grosso será o solo.

334,88 / 100 = 3,34

Módulo de Finura

Deste modo, percebemos que o conhecimento da composição granulométrica do agregado, tanto graúdo quanto miúdo, é de fundamental importância para o estabelecimento da dosagem dos concretos e argamassas, influindo na quantidade de água a ser adicionada ao concreto, que se relaciona com a resistência e a trabalhabilidade do concreto, se constituindo em fator responsável pela obtenção de um concreto econômico.

I. SPEEDY.

O Speedy tem como objetivo encontrar a umidade do material a partir de uma reação química. Para início do processo foi misturado 200ml de água mais certa quantidade de areia, totalizando 388 ml. Diminuindo 388ml de 200ml da água obtêm-se 188ml, sendo esse o volume da areia úmida. Pegando 500g que foi o peso inicial da areia, vai se obter a massa especifica pelo frasco de Chapman.

Obtendo a massa específica pelo frasco de Chapman, tem-se:

Massa específica= 500/388-200

Massa específica= 500/188

Massa específica= 2,65.

Sendo, 500 o peso inicial da areia, 388 o volume da mistura da água mais solo e188 o volume da areia úmida. Vale ressaltar que a massa específica dos agregados é fundamental pois estes valores serão utilizados nos cálculos de consumo de matérias que entraram na composição de concreto e argamassa.

No primeiro experimento, foi pesado 20g de areia úmida e colocado no speedy juntamente com o carboreto, após isso agitamos a garrafa e notou-se que a mesma começou a esquentar, devido a reação do carboreto com o solo úmido. Com isso, obteve-se a pressão de 1,35 Kgf/cm³.

Para obter-se o valor da umidade estimada, usa-se uma tabela que se faz a relação entre a pressão encontrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com