TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegocio

Artigo: Agronegocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o autor, podemos encontrar características do fordismo no mercado de trabalho atual, principalmente no setor informal e no setor de serviços.

Na atual fase do capitalismo, a indústria vive a transição da produção em massa, nos moldes de produção fordista, para uma produção flexível, originado no chamado toyotismo. Neste novo modo de produção, o trabalhador torna-se multifuncional, necessitando de maior especialização e escolaridade.

Não há mais a rígida separação entre aquele que pensa e o que executa. Como consequência, temos a diminuição da oferta de emprego formal, gerando autos índices de desemprego e maior incidência do trabalho informal, além da clara expansão do setor de serviços. Com a inovação tecnológica e crescente fluxo de informação, as pessoas precisam de permanente atualização para execução de múltiplas competências.

A presença de algumas características do modelo fordista é exemplificada pelo autor em duas atividades produtivas distintas: no estilo McDonald’s de funcionamento de suas lojas e na venda de doces e balas no setor informal, presente nos sinais das ruas dos grandes centros urbanos no Brasil.

O ritmo acelerado do modo de vida do indivíduo contemporâneo, seja qual for a sua área de atuação, me parece um fator primordial para esta homogeneidade e rotina na prestação dos serviços, pois na maior parte das vezes, o consumidor necessita de rapidez e eficiência no atendimento. Ficamos cada vez mais exigentes e apressados!

Concluindo, somos engrenagens de um sistema cada vez mais complexo, onde a multiplicidade de tarefas, o excesso e velocidade das informações exigem um aproveitamento cada vez maior de nosso tempo diário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com