TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Projeto de pesquisa: Agua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.484 Palavras (14 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 14

Água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Água

Representação da água em seus três estados físicos na natureza. O oceano líquido, o gelo sobre as montanhas e o vapor invisível no céu.

Composição fotográfica dos três estados físicos da água na natureza: líquida no oceano e nas gotículas das nuvens, sólida no gelo e gasosa no vapor de água na atmosfera (invisível).

Fotografia de Europa, uma lua de Júpiter, que possui gelo em sua superfície.

Europa, um satélite de Júpiter, possui grande quantidade de água em sua formação. A água é comum por todo o Sistema Solar.

Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a água no contexto geral. Para uma abordagem mais específica, veja Propriedades físico-químicas da água. Para outros significados veja Água (desambiguação) e Águas (desambiguação).

A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluídos dos seres vivos. As temperaturas do planeta permitem a ocorrência da água em seus três estados físicos principais. A água líquida, que em pequenas quantidades é incolor, mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem quase três quartos da superfície do planeta. Nas regiões polares, concentram-se as massas de gelo e vapor constitui parte da atmosfera terrestre.

A água possui uma série de características peculiares, como sua dilatação anômala, o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias. De fato estas peculiaridades foram favoráveis para o surgimento da vida nos oceanos primitivos da Terra, bem como propiciaram sua evolução. Atualmente todos os seres vivos existentes precisam da água para sua sobrevivência.

Embora os oceanos cubram a maior parte da superfície terrestre, sua água é inadequada para o consumo humano por conta de sua salinidade. Somente uma pequena fração disponível sobre a superfície dos continentes que contém poucos sais dissolvidos, a água doce, está disponível para consumo direto. Contudo, sua distribuição não é uniforme, o que faz com que diversas regiões sofram de escassez hídrica. As atividades humanas, principalmente a agricultura, possuem grandes necessidades de retirada de água de seu leito natural, o que tem afetado negativamente sua distribuição sobre os continentes, bem como da água subterrânea.

A poluição hídrica compromete a qualidade da água, prejudicando a biodiversidade, bem como o abastecimento de água e a produção de alimentos. Além disso, uma parcela considerável da população mundial ainda não tem acesso à água potável, o que traz diversos problemas de saúde. A água é indispensável no modo de vida da humanidade, de forma que está fortemente ligada à cultura de todos os povos da Terra. Diante dos problemas advindos do mau uso dos recursos hídricos, surge uma nova consciência de que é necessário utilizar a água racionalmente.

Índice [esconder]

1 Propriedades físicas e químicas

2 Ocorrência

2.1 Abundância no Sistema Solar

2.2 Na Terra

2.2.1 Oceanos

2.2.2 Água doce

2.2.3 Ciclo da água

3 Importância biológica

3.1 Vida aquática

4 Importância para a humanidade

4.1 Água potável

4.1.1 Poluição

4.2 Agricultura

4.3 Pesca

4.4 Aplicações na indústria, transportes e energia

4.5 Escassez

4.6 Aspectos culturais

4.6.1 Significados religiosos

4.6.2 Esportes e lazer

5 Ver também

6 Notas

7 Referências

8 Bibliografia

9 Ligações externas

Propriedades físicas e químicas

Ilustração de cinco moléculas de água interagindo entre si através das pontes de hidrogênio

Representação de moléculas de água e as ligações de hidrogênio entre elas (distâncias e tamanhos fora de escala). Note que os átomos de hidrogênio são atraídos por átomos de oxigênio de outra molécula.

Ver artigo principal: Propriedades físico-químicas da água

A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio covalentemente ligados a um átomo de oxigênio, sendo sua fórmula química dada por H2O. A geometria de equilíbrio para uma molécula isolada possui dimensões de 0,0958 nanometros nas ligações O-H, e um ângulo H-O-H de 104°27'.1 Estas moléculas interagem entre si sobretudo através da formação de pontes ou ligações de hidrogênio (que ocorrem quando átomos de hidrogênio são atraídos por átomos de oxigênio, mais eletronegativamente carregados), o que faz com que as moléculas, no estado líquido, fiquem 15% mais próximas entre si do que se agissem somente sob forças de Van der Waals, embora estas ligações também restrinjam o número de moléculas vizinhas para tipicamente quatro. A eletrólise da água permite a quebra das ligações atômicas, separando o hidrogênio e o oxigênio com a passagem de uma corrente elétrica.2

Detalhe de gotículas esféricas e transparentes de água sobre uma planta

Gotículas de água sobre uma Equisetum fluviatile, que possuem formato esférico devido à tensão superficial.

A água manifesta-se em seu estado líquido sob temperaturas entre 0°C e 100°C e pressão de uma atmosfera. As características físicas da água apresentam diversas anomalias quando comparadas com as propriedades típicas de outros líquidos. Uma das mais notáveis é a sua dilatação anômala, sendo que a sua densidade máxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com