TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aguas Pluviais

Dissertações: Aguas Pluviais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

O Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do Município de São Paulo (PMAPSP) é um instrumento fundamental para a redução dos riscos de inundação e a melhoria da qualidade das águas no município de São Paulo.

Não existem soluções fáceis para os problemas de inundação de uma metrópole com 11 milhões de habitantes, que por muitos anos cresceu a altíssimas taxas, sem um planejamento apropriado e que se encontra cercada de cidades igualmente populosas. Apesar de todos os esforções realizados pela Prefeitura, as inundações em São Paulo se agravam a cada ano. A forma tradicional de lidar com o problema está superada, é preciso encontrar novos caminhos.

Com o objetivo de buscar soluções inovadoras e sustentáveis, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (SMDU), com a assessoria da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) - entidade de apoio ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP - decidiu elaborar este Plano, o primeiro no gênero em toda a história de São Paulo.

Iniciado em dezembro de 2010, o PMAPSP é composto por três módulos integrados:

Módulo 1 - Plano Municipal de Gestão do Sistema de Águas Pluviais e Acompanhamento Técnico dos Programas de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Bacias Prioritárias.

Módulo 2 - Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para bacias prioritárias.

Módulo 3 - Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para as demais bacias.

O Módulo 1, que está sendo elaborado pela FCTH, apresenta as diretrizes técnicas e gerenciais a serem aplicadas ao sistema de águas pluviais de todo o Município de São Paulo, incluindo as medidas não estruturais que darão sustentabilidade aos Programas de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de cada bacia hidrográfica.

Os Módulos 2 e 3 (PROGRAMAS DE DRENAGEM) têm como objetivo a proposição de soluções estruturais (obras) e não estruturais específicas para cada bacia hidrográfica. O Módulo 2 abrange as bacias do Rio Aricanduva, Rio Cabuçu de Baixo, Córrego do Cordeiro, Córrego Morro do S, Córrego Verde, Córrego do Ipiranga, que equivalem a cerca de um quarto da área urbana atual da cidade.

O Módulo 3 será desenvolvido após a conclusão do Módulo 2, empregando a metodologia desenvolvida nos módulos anteriores.

Nestes dois anos de trabalho no Módulo 1 foi realizada uma ampla pesquisa no Brasil e no exterior sobre o estado da arte da engenharia de manejo de águas pluviais a partir da qual foi possível estabelecer as diretrizes e soluções de sucesso em cidades semelhantes à nossa.

Novas tecnologias de controle de escoamento e de redução da poluição hídrica, novas formas de gestão e de participação pública foram discutidas e detalhadas com a participação de diversos setores da PMSP e do Governo do Estado. Os resultados são apresentados nos relatórios elaborados pela FCTH, disponíveis na SMDU, e no Manual Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, que pode ser acessado neste website.

Com o PMAPSP a Prefeitura de São Paulo dá um passo importante para a melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com