TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Tecniconeconomico De Aproveitamento De Aguas Pluviais Na Escola.....

Artigo: Estudo Tecniconeconomico De Aproveitamento De Aguas Pluviais Na Escola...... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  7.368 Palavras (30 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 30

ESTUDO TECNICO ECONOMICO DE APROVEITAMENTO DE AGUAS PLUVIAIS EM UNIDADE ESCOLAR, COMO FORMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

João Francisco Malachias Marques*

Dr. Ederaldo Godoy Junior**

*Engenheiro mecânico, CEFET/MG, malachia@terra.com.br

**Dr. Engenheiro mecânico, Universidade de Taubaté- UNITAU- godoyjr@unitau.br

RESUMO

Baseando-se nos dados pluviométricos e de consumo local de água, este trabalho pretende projetar um sistema de captação, reserva e distribuição de água até pontos onde não seja necessária água potável. Este trabalho visa dois objetivos principais: Avaliar técnico-economicamente o aproveitamento de águas pluviais e Interagir com a comunidade acadêmica escolar e municipal, na construção de uma proposta de educação ambiental e de aproveitamento energético sendo que este dar-se com a coleta de água pluvial em uma área de 1055m2. Os resultados obtidos apontarão benefícios na utilização de água pluvial em sistemas alternativos sendo exemplo lúdico de ecoeficiencia e educação ambiental.

ABSTRACT

Technical and economic study for rainwater harvesting in unit of CEFET/MG, as form of environmental education.

Based on rainfall data and local consumption of water, this work intends to design a system to capture, allocation and distribution of water to places where drinking water is not necessary. This work aims to obtain two main conclusions: To evaluate the technical and economic use of rainwater and interact with the academic community and local schools, construction of a proposed environmental education and energy use and this is giving to the collection of water in a 1055m2 are. The results will point to benefits of using rainwater in alternative systems being playful example of ecological efficiency and environmental education.

________________________________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Na vida atual, para a sociedade tem muita importância os fatores de máximo aproveitamento econômico de qualquer insumo, a não agressão ao meio ambiente e a exploração dos recursos naturais conscientemente; conciliar estas premissas é a meta buscada por grande parte das organizações e dentre estes recursos a água é um dos pontos mais preciosos e importantes.

A coleta e utilização das águas pluviais como aproveitamento de energia, apresenta-se como alternativa interessante no sentido de racionalizar o uso de recursos hídricos e energéticos, não somente sob a ótica de meio ambiente, mas também sob a ótica de valores econômicos para quem a utiliza.

Atualmente a educação,quer seja nos bancos escolares ou nas relações comunitárias, não tem sentido se o fator “meio ambiente” não estiver presente no aprendizado, portanto ele deve fazer parte dos escopos, objetivos e metas de todas as instituições de ensino.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

A preocupação com o meio ambiente não é um tema novo, mas somente na década de 1970 é que se extrapolou dos meios científicos e tomou dimensões com repercussão na sociedade e passou a ficar inegável que a ação do homem sobre o meio ambiente originou a degradação ambiental e como conseqüência o risco de colapso da vida terrestre.(PROTI, 2006).

Segundo a conferencia da Organização das Nações Unidas (ONU) – ECO Rio 92, a educação foi considerada como essencial na construção de uma sociedade sustentável como reafirma Marinho (2002:17):

(....)A educação ambiental demanda um compreensão sistêmica do planeta Terra que envolve o entendimento de questões sociais, políticas e éticas,bem como ecológicas,que não encontram em uma única disciplina especifica todas as bases teóricas para a sua compreensão. A preocupação com a formação de cidadãos, que possam tomar decisões e refletir acerca da complexidade da vida em sociedade, demanda uma postura educativa , reflexiva e critica que leve em consideração a questão ambiental.

Inúmeros autores têm tratado desse tema tais como Cascino (2000),Dias (2000), Goldemberg(2003), Leff (2001), Santos (2002), Mota(2001) Vieira Ribeiro( 1999), Hoepel (1997), e a própria UNESCO (1999). Analisando o papel do educador, os autores concordam com Saviani (1996:148) quando afirma: Espera-se, que o educador saiba compreender o movimento da sociedade identificando suas características básicas e as tendências de sua transformação, de modo a detectar as necessidades presentes e futuras a serem atendidas pelo processo educativo sob sua responsabilidade.

A pratica da Educação Ambiental na escola abrange as etapas da sensibilização, capacitação / formação da comunidade escolar, a realização de um diagnostico sócio ambiental local e o plano de ação para resolução dos problemas, alem da avaliação e abertura de canais de participação da comunidade extra escola.

É importante lembrar que no Brasil a questão ambiental deve ser tratada de forma transversal conforme determinação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e de forma multi, inter e transdiciplinar segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), conforme lei nº 9.795, de 27.04.1999.

O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 informa que “a educação será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” ,acrescida do inciso VI ao parágrafo 1º do art.225, o qual impõe ao Poder Publico e a toda coletividade a promoção imprescindível da Educação Ambiental nos diversos níveis de ensino, aliada a conscientização da sociedade sobre a necessária preservação ambiental.

A água é um recurso natural indispensável para nossa sobrevivência e de todas as espécies que habitam o planeta. No mundo, 97% da água é salgada, a água doce corresponde somente ao 2,5% restantes, porem 68,9% da água doce estão congeladas nas calotas polares do Ártico e Antártica e nas regiões montanhosas. A água subterrânea compreende 29,9% do volume total de água doce do planeta, e somente 0,266% da água doce representa toda água dos lagos, rios e reservatórios, significando 0,007% do total de água doce e salgada existente no planeta. O restante da água doce esta em biomassas e na atmosfera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com