TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Captação De Aguas Pluviais

Artigo: Sistema De Captação De Aguas Pluviais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO Este trabalho é sobre o sistemas alternativo de captação de água da chuva instalados em residências, para o aproveitamento de água pluvial, que permitem racionalizar o uso de água potável para utilização não potável. Observa-se, que a água destinada ao consumo humano pode ter dois fins distintos, parte da água que abastece uma residência é utilizada para higiene pessoal, para beber e na preparação de alimentos, sendo estes usos designados como usos potáveis, e a outra parcela da mesma água que chega às residências é destinada aos usos não potáveis, como lavagem de roupas, carros e calçadas, irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Estudos realizados mostram que dentro de uma residência os pontos de maior consumo de água são para dar descarga nos vasos sanitários, para a lavagem de roupas e para tomar banho.

Em média, 40% do total de água consumida em uma residência são destinados aos usos não potáveis.

Desta forma, estabelecendo um modelo de abastecimento água, sendo uma de uso e outra de reuso da água, a conservação da água, através da redução do consumo de água potável, seria garantida. Sua elaboração objetiva atingir um uso eficiente, conservação da água e utilização racional, promovendo a minimização da escassez. Sua viabilidade se caracteriza pela diminuição da utilização de água potável, dos picos de inundações e a redução de custo com água. Considerou-se um sistema construtivo de fluxo total, onde a água coletada dos telhados é conduzida por calhas e tubos, e passa por um filtro até o reservatório elevado, sendo descartadas as impurezas. O sistema foi elaborado de acordo com as necessidades do uso da mesma no dia-dia, estimulando a economia de água.

Introdução

A importância da água é explicada pelo fato de a mesma ser essencial à sobrevivência do ser humano, ao desenvolvimento econômico e à preservação do meio ambiente. Hoje em dia, muitas cidades experimentam problemas de desabastecimento de água devido ao crescimento da população e do consumo per capita de água, de modo que fontes alternativas de água surgem como solução para amenizar esses problemas.. Uma das alternativas que se têm apontado para o enfrentamento do problema é o reuso de água, importante instrumento de gestão ambiental do recurso água e detentor de tecnologias já consagradas para a sua adequada utilização.

O consumo de água doce vem aumentando gradativamente. Com relação ao consumo doméstico de água o uso de eletrodomésticos tais como máquina de lavar louças e de lavar roupas, além da lavagem de automóveis e pisos aumentam consideravelmente o volume de água consumido nas residências. No entanto, pesquisas indicam que a maior parte do consumo de água em residências corresponde ao chuveiro e à bacia sanitária.

Fluxograma do modelo de Captação e Armazenamento de água Pluvial

Na figura está representado o fluxograma do sistema proposto para captação e armazenamento de água pluvial para fins não potaveis.

Estudo de Caso

Este projeto propõe o uso da água pluvial para fins menos nobres, como a lavagem de roupas com a reutilização da água para descarga em vasos sanitários.

Estes usos representam 39% do consumo de uma residência conforme pode ser observado no Quadro.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na implantação do sistema serão gastos os materiais, conforme listado no

Quadro abaixo com seus respectivos valores estimado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com