TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário de orientação para o estudo dos serviços de coleta de águas residuais e de águas pluviais

Artigo: Cenário de orientação para o estudo dos serviços de coleta de águas residuais e de águas pluviais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro de Pesquisa Orientada

Identificando Oportunidades de Negócio

Existe um problema social, ambiental ou uma demanda de mercado não atendida na minha localidade? Descreva-a. Quem é afetado por esse problema ou quais são as partes mais interessadas? (Público; Por quê?; O que pensam?) Qual meu posicionamento para tentar atender a essa demanda ou solucionar o problema? (Vou agir nos fatores ou buscar solução via mercado?) Alguma dessas ideias poderia se transformar em um negócio?

Como isso seria possível?

Sim, existe dificuldade no atendimento para a parte de saneamento básico dos novos loteamentos que estão sendo disponibilidades na sociedade.

Os novos consumidores e parte da população que precisam trafegar por estes loteamentos que no período de chuva sofrem transtornos como alagamentos e não possuem rede de esgoto tratado.

O poder público por sua vez não se responsabiliza pela rede de esgoto nem pela drenagem pluvial, fazendo apenas cobrar das empresas responsáveis pelos loteamentos. Buscar intermediar a contratação e qualificação de mão de obra local para atender esta demanda, visto que o poder público cobra das empresas responsáveis pelos loteamentos a construção de rede de esgotos e captação de águas pluviais e estas tem dificuldade devido a falta de empresas que executem estes serviços e também de mão de obra qualificada.

Sim, junto com gestores ambientais e engenheiros civis poderiam ser constituída uma empresa pra que pudesse ser realizado serviços eficientes de sistema de esgotos e captação de água pluviais, diminuindo áreas de alagamentos, erosões, contaminação do solo e lençóis freáticos.

Centro profissionalizante para qualificação de mão de obra para serviços de construção de rede de esgoto e captação de águas pluviais. Esta área teria espaço para gestores ambientais, engenheiros civis, operadores de retroescavadeira, armadores de concreto, pedreiros entre outras funções.

Quais fatores contribuem para a existência desse problema ou para que essa demanda não seja atendida? Quais minhas propostas de ideias para a solução do problema ou para atendimento da demanda?

Uma recente reportagem em um jornal local mostrou o descaso das empresas com a infraestrutura desses loteamentos, com varias irregularidades no seu planejamento entre outros problemas, ou seja, o descaso, a falta de mão de obra qualificada, a procura por terrenos na cidade, o grande número de loteamento são fatores que contribuem para que a demanda não seja atendida. Uma fiscalização mais rigorosa, a elaboração de norma com pré-requisitos definidos e aprovados para serem analisados antes da licença para novos loteamentos obrigando as empresas a entregarem estes loteamentos com rede de esgoto e com sistema de captação de águas pluviais, gerando assim mais empregos e melhora na qualidade de vida da sociedade local.

Como eu posso viabilizar essa solução?

Apenas levar minhas propostas ao poder público para que exijam nos novos loteamentos rede de esgoto e captação de águas pluviais e sugerir aos responsáveis por novos loteamentos que procurem, caso for necessário, empresas de cidade vizinha que executem estes serviços, oferecendo assim um diferencial no seu loteamento demonstrando preocupação com o meio ambiente e oferecendo uma qualidade de vida melhor para aqueles que adquirirem terrenos em seu loteamento.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »