TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alteraçoes Climaticas

Trabalho Universitário: Alteraçoes Climaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  9.624 Palavras (39 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 39

Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil

Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial de Saúde

Série Saúde Ambiental 1

Brasília 2008

2008 © Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que seja citada a fonte e não seja para venda ou qualquer fim comercial. As opiniões expressas no documento por autores denominados são de sua inteira responsabilidade.

Tiragem: 1ª edição – 2008 – 1000 exemplares Série Saúde Ambiental 1

Elaboração, distribuição e informações: Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 CEP: 70.800-400 – Brasília-DF – Brasil

Edição Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS

Autores Christovam Barcellos (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz) Antonio Miguel Vieira Monteiro (Divisão de Processamento de Imagens, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Carlos Corvalán (Coordenador da Unidade Técnica de Saúde e Ambiente - OPAS/OMS - Representação no Brasil; Assessor Regional Saúde e Ambiente - OPAS/OMS) Helen C. Gurgel (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Marilia Sá Carvalho (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz) Paulo Artaxo (Instituto de Física, Universidade de São Paulo) Sandra Hacon (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz) Virginia Ragoni (Divisão de Processamento de Imagens, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Colaboradores Mara Lucia C Oliveira – OPAS/OMS Caroline Habe – OPAS/OMS

Capa, Projeto Gráfico e Diagramação All Type Assessoria Editorial Ltda

Impresso no Brasil/Printed in Brazil

Ficha Catalográfica

Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil 3

Sumário

5 Apresentação

7 Introdução

9 Processos climáticos: tendências e incertezas

15 Mudanças de uso do solo e alterações climáticas: o caso do Bioma Amazônia

19 Dinâmica da atmosfera e problemas de saúde

25 Efeitos sobre doenças infecciosas

29 Alternativas metodológicas para o monitoramento e preparação para as mudanças climáticas e ambientais

33 Conclusões – Um olhar além das mudanças climáticas

35 Referências bibliográficas

Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil 5

Apresentação

A Representação da OPAS/OMS no Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, apresenta o primeiro volume de uma série de publicações sobre Saúde Ambiental com o título “Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e in- certezas para o Brasil”. Este documento foi produzido por ocasião da 7ª Mostra Nacional de Experiência Bem- Sucedidas em Epidemiologia – Expoepi de novembro de 2007 como subsídio para a Oficina sobre mudanças climáticas e saúde realizada como atividade pré-Expoepi.

Esta publicação, preparada por técnicos e especialistas das três instituições envolvidas, focaliza uma orientação frente ao grande desafio que significa as mudanças climáticas para o setor saúde e para países que pretendam proteger a saúde dos efeitos negativos da mudança climática.

O processo de aquecimento global, que vem se agravando nas últimas décadas e amplamente divulgado pela mídia nos últimos anos, lança à sociedade e aos setores de governo um desafio sobre as causas e o papel das al- terações ambientais sobre as condições de saúde. Este trabalho tem o objetivo de avaliar cenários de mudanças climáticas e ambientais e suas incertezas para o Brasil. Além disso, identifica recursos que podem ser utilizados para desenvolver uma rede de diagnóstico, modelagem, análise e intervenção sobre as repercussões dessas mu- danças na saúde.

Os principais grupos de doenças que podem ser afetados por essas mudanças são as de veiculação hídrica e ali- mentar, transmitidas por vetores ou de reservatórios animais, e as respiratórias, além dos danos à saúde decor- rentes dos desastres ambientais e as deficiências nutricionais e doenças crônicas não infecciosas relacionadas às modificações ambientais.

No entanto, os riscos associados às mudanças climáticas globais não podem ser avaliados em separado do con- texto globalização, mudanças ambientais e dos sistemas de governo. Cabe ao setor saúde, não só prevenir esses riscos, mas atuar na redução de suas vulnerabilidades sociais.

Espera-se, com esta edição, contribuir, no Brasil e em outros países de língua portuguesa, com os gestores e trabalhadores das áreas de saúde e ambiente, bem como representantes da sociedade interessados na questão e para que se busque uma atuação mais efetiva de todos voltada para a proteção da saúde.

Gerson Penna SVS

Diego Victoria OPAS/OMS

Ary Miranda de Carvalho Fiocruz

Foto: All type Assessoria Editorial

Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil 7

Introdução

A ocorrência do processo de mudanças climáticas, principalmente aquelas devidas ao aquecimento glo- bal induzido pela ação humana, foi pela primeira vez alertada na década de 1950. Já no final do Século XIX, o pesquisador sueco Svante Arrherius havia levantado a possibilidade de aumento de temperatura devido a emissões de dióxido de carbono. Ao longo dos anos 1980, cresceu a preocupação de pesquisadores, liga- dos a questões ambientais com o impacto dessas mu- danças sobre ecossistemas. Na década de 1990, foram desenvolvidos modelos que permitiram,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com