TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazonia Como Meio Ambiente

Artigos Científicos: Amazonia Como Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

A humanidade vive uma anormalidade ambiental assinalada pelo controle do homem sobre o meio ambiente. A ideia de que o homem é o mestre da natureza e para com ela tudo pode, está induzindo o planeta à desordem. O ser humano volta-se para uma visão antropocêntrica desviando-se da ideia que deve viver em harmonia com a Natureza e esquecendo-se que é possível uma visão biocêntrica do planeta. Neste trabalho, busca-se o desenvolvimento de uma análise crítica referente ao meio ambiente no qual estamos inseridos. Falaremos sobre o Bioma da região observada bem como a importância deste Bioma. Será apontado o atual estado de conservação do meio ambiente estudado bem como os problemas deste meio e as possíveis formas de resolução para as dificuldades.

2 APRESENTAÇÃO DA REGIÃO

Para melhor entendimento deste trabalho, discorreremos agora sobre a Amazônia Legal, a qual, apesar de sua enorme abrangência é o nosso objeto de estudo. Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e a área de ocorrência das vegetações amazônicas. Com base em análises estruturais e conjunturais, o governo brasileiro, reunindo regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor delinear o alargamento social e econômico da região amazônica, instituiu o conceito de Amazônia legal.

A atual área de abrangência da Amazônia Legal instituída corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão (a oeste do meridiano de 44º de longitude oeste), perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente aproximadamente 61% do território brasileiro. Sua população, contudo, corresponde a 12,32% do total de habitantes do Brasil.

A Amazônia Legal ocupa 5.016.136,3 km2, que correspondem aproximadamente 59% do território brasileiro. Nela vivem em torno de 24 milhões de pessoas, segundo o Censo 2010, distribuídas em 775 municípios, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins (98% da área do estado), Maranhão (79%) e Goiás (0,8%). Além de conter 20% do bioma cerrado, a região acolhe todo o bioma Amazônia, o mais amplo dos biomas brasileiros, que corresponde a 1/3 das florestas tropicais úmidas do planeta, detém a mais elevada biodiversidade, o maior banco genético e 1/5 da disponibilidade mundial de água potável. Nos nove estados da Amazônia legal residem 55,9% da população indígena brasileira, ou seja, cerca de 250 mil pessoas, segundo o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) em abril de 2005 da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); abrange 24 dos 34 distritos sanitários especiais indígenas e com uma grande diversidade étnica (cerca de 80 etnias).

3 BIOMA

Para iniciarmos esta discussão sobre os biomas neste contexto, primeiramente vamos entender o conceito de biomas.

Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres. É na biosfera que se encontram os biomas, associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com o meio físico. Os biomas apresentam tipos fisionômicos análogos de vegetação, os mesmos fatores ecológicos e estão estreitamente relacionados às faixas de latitude, por conseguinte ao clima.

Por exemplo, nas áreas de baixa latitude ou de clima tropical, predominam as florestas tropicais; nas áreas de média latitude surgem as florestas temperadas. É entendido também como um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

Os biomas terrestres se constituem por três grupos de seres, aqueles que produzem que são os vegetais, aqueles que consomem que são os animais e os decompositores que são os fungos e as bactérias. Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera da terra.

3.1 BIOMAS BRASILEIROS

O Brasil apresenta seis tipos de biomas:

• Amazônia: ocupa cerca de 50% do país (noroeste).

• Cerrado: ocupa aproximadamente 24% do país (centro oeste).

• Mata Atlântica: presente em cerca de 13% do país (sul e sudeste).

• Caatinga: presente em mais ou menos 10% do país (nordeste).

• Pampa: ocupa cerca de 2% do país (sul).

• Pantanal: extensão de mais ou menos 2% do país (centro-oeste).

4 BIOMA DA AMAZÔNIA

O bioma da Amazônia ocupa grande parte do território Brasileiro. Nele estão situados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de alguns países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Quatro milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, dois milhões de espécies vivem nela. Existem aproximadamente 200 espécies diferentes de árvores por hectare. A Amazônia corresponde a um terço das florestas tropicais do mundo. Tudo é superlativo nesse vasto bioma, a maior área selvagem tropical do planeta.

A Amazônia ocupa a porção norte do Brasil e é nosso maior bioma. Apesar de ser considerado um bioma único, a Amazônia é composta de diferentes paisagens. Pode-se resumir a floresta em três grandes categorias: áreas alagadas pelas águas pretas, os igapós; áreas que se inundam nas cheias com águas brancas, as várzeas; e áreas constantemente livres de inundação, além da mata de terra firme. Ela tem ainda enclaves de vegetações não florestais, como savanas, campinas e campinaranas. A região é o lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 000 aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40 000 espécies de plantas, 3000 de peixes, 1 294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 répteis foram classificadas cientificamente na região. Um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vive nas florestas tropicais da Amazônia. Os cientistas descreveram entre 96.660 e 128 843 espécies de invertebrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com