TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amigos 3 D

Dissertações: Amigos 3 D. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 CONTABILIZANDO OS DADOS..............................................................................9

5 FAZENDO RAZONETES E APURANDOS OS DADOS........................................11

6 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO...........................................................................12

7 O QUE E ATOS ADMINISTRATIVO E ATOS CONTABEIS..................................12

8 REFERENCIAS.......................................................................................................13

Os três principais motivos que geram a mortandade empresarial

INTRODUÇÃO

O crescimento da economia nos países emergentes depende da criação de empresas, gerando trabalho e conseqüentemente renda para a população economicamente ativa por períodos longos de tempo, fazendo com que estes países possam produzir mais e melhor, melhorando sua colocação estratégica na economia mundial. Em pesquisa do SEBRAE (2010), 99% das empresas do país é Micro e Pequenas empresas, que representam quase 70% dos postos de trabalho e 20% do PIB. se destacando com grandes geradores de emprego e renda, contribuindo assim, de forma crescente no aumento do PIB (produto interno bruto).

Como ja sabemos que a grande gama de empresas são Micro e Pequenas e seu desempenho é importante para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois proporciona a geração de empregos, fazendo a economia prosperar, porém, há uma situação que compromete um crescimento ainda maior no número de empresas, que são os altos índices de mortalidade precoce das Micro e pequenas empresas, criados por alguns fatores.

Segundo dados do SEBRAE (2010),De cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta segunda-feira (27/08/2012) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com informações de 2010. Segundo a pesquisa, de um total de 464.700 empresas que iniciaram suas atividades em 2007, 76,1% continuavam no mercado em 2008, 61,3% sobreviveram até 2009 e apenas 51,8% ainda estavam abertas em 2010, ou seja, quase a metade (48,2%) fechou as portas; Segundo o SEBRAE, serviço de apoio à micro e pequena empresa, entre as principais razões para a mortalidade precoce das empresas estão à falta de planejamento e o descontrole na gestão.

Desenvolvimento

Algo está seriamente errado no universo da empresa brasileira. Por que tantas empresas quebram? As razões podem ser muito diversas, os três principais motivos que geram a mortandade empresarial são: O cenário econômico, Habilidade Administrativa e Escolha da localização empresarial, público alvo e cultura.

A estagnação econômica é atualmente o maior “inimigo” da microempresa, devido ao achatamento dos salários dos consumidores, e também do poder aquisitivo da classe média. As micros e pequenas empresas vêm passando por problemas conjunturais, como a diminuição da procura de seus produtos e serviços, e, consequentemente, as vendas. Isto decorreu, em parte, “não só da manutenção das taxas de juros em níveis elevados, mas também esteve associado a outros condicionantes macroeconômicos, como por exemplo, a desaceleração das economias dos principais países desenvolvidos, etc.” (SEBRAE/SP, 2001, p. 22).“

“Há impostos como INSS, ICMS e IPI que requerem maior atenção”. “É preciso ter atenção e cuidado quando abrir um negocio. Ao se investir em mercadorias deve-se prestar atenção se há boa saída, bem como a organização, se munindo de notas e toda a documentação necessária para fins de apresentação fiscal e posterior deduções, além é claro de ter um bom contador. “Há casos de pessoas que, visando minimizar custos, fazem o serviço por conta própria e de modo inadequado, o que gera mais dores de cabeça e compromete a vida da empresa”, pontua Isabel.

A questão tributária pesa muito, mas a gestão empresarial é algo fundamental para a saúde da empresa. Ao se investir em mercadorias deve-se prestar atenção se há boa saída, bem como a organização, se munindo de notas e toda a documentação necessária para fins de apresentação fiscal e posterior deduções, além é claro de ter um bom contador. “Há casos de pessoas que, visando minimizar custos, fazem o serviço por conta própria e de modo inadequado, o que gera mais dores de cabeça e compromete a vida da empresa”,

É muito comum e acontece com frequência, pois os empresários não têm o hábito de planejar e estabelecer metas para serem atingidas. Além disso, não dedicam tempo para um levantamento de dados referentes aos aspectos constituintes da empresa, por falta de preparo técnico do empreendedor ou mesmo por falta de estrutura da empresa para comportar os produtos ou serviços, pois não houve anteriormente planejamento do local mais apropriado.

Muitos microempresários não reconhecem sua incapacidade de gerir empresas e, por sua vez, não contratam sequer um profissional como um Contador que possa auxiliá-lo nessa atividade de gestão. Esse fato implica no fechamento da empresa por incompetência administrativa, falta do controle do fluxo de caixa e/ou falta de atenção para com as necessidades dos clientes, e, segundo SEBRAE (2010), “a falta de dedicação exclusiva do proprietário à condução da empresa é um fator importante, principalmente, no primeiro ano de atividade da mesma”.

Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, cultura dos seus futuros clientes, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com