TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Contabel

Artigo: Analise Contabel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  6.391 Palavras (26 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 26

Gestão de Pessoas na Administração Pública: pessoas competentes, melhores resultados.

Ao perceber a grande importância das pessoas nos negócios, as organizações, públicas ou privadas, têm mostrado bastante interesse quanto à questão do capital intelectual e suas formas de atuação na busca de resultados.

Gestão de Pessoas na Administração Pública: pessoas competentes, melhores resultados.

Ildevania Felix de Lima1

Ângela Patrícia Linard Carneiro2

RESUMO

Ao perceber a grande importância das pessoas nos negócios, as organizações, públicas ou privadas, têm mostrado bastante interesse quanto à questão do capital intelectual e suas formas de atuação na busca de resultados. Há o entendimento de que sem as pessoas, torna-se impossível oferecer serviços de qualidade. O mundo moderno está cada vez mais exigente. No setor público, o que se vê são reclamações dos cidadãos/usuários sobre o mau atendimento. Dada a importância a tais situações, pressupõe-se que essa deficiência no atendimento advém, muitas vezes, do fato de não ter, na Administração Pública, um sistema de gestão de pessoas em que se busque, através de treinamentos e desenvolvimentos, trabalhar a gestão por competências na busca de melhores resultados que satisfaçam aos usuários de um modo geral. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo discutir as formas de atuação da Administração Pública quanto ao gerenciamento de pessoas, a importância de se ter na gestão pública um sistema que busque nas pessoas a competência não apenas técnico-teórico, mas a capacidade delas gerarem resultados dentro dos objetivos organizacionais. Esse artigo foi composto por Pesquisas Bibliográficas e constatou-se, através dessas pesquisas, que realmente a deficiência para tal problemática está na falta de estrutura da Administração Pública quanto ao sistema de gerenciamento de pessoas, além de fortes barreiras que a própria legislação coloca ao encarar a realidade do quadro de pessoal do sistema público.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Administração Pública.

ABSTRACT

Realizing the great importance of people in business, organizations, public or private, have shown much interest in the issue of intellectual capital and its forms of action aimed at achieving results. There is the belief that without the people, it is impossible to provide quality services. The modern world is increasingly demanding. In the public sector, what you see are complaints from citizens / users about the bad service. Given the importance of such situations, it is assumed that this deficiency in care comes often from not having, in Public Administration, a management system in which people seek, through training and development, work management competency in search of better results for users in general. About this, this article aims to discuss ways of operation of the Public Administration on the management of people, the importance of having public administration on a system that seeks to people the powers not only technical and theoretical, but their capacity to generate results within the organizational objectives. This article was composed of literature searches and found through these searches, which actually disabled for this problem is the lack of structure of public administration for the system of managing people, and high barriers that the legislation puts when face the reality of the staff of the public.

Keywords: People Management. Competency management. Public Administration.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo se pauta nas leituras feitas sobre a realidade da Administração Pública no que diz respeito à Gestão de Pessoas e esta, por sua vez, traduz os cuidados que devem ser comuns ao cotidiano de uma instituição pública para o estabelecimento de serviços qualitativos prestados por servidores competentes. A Gestão de Pessoas, em suas mais diversas acepções, está relacionada às funções que devem ser realizadas por profissionais capazes de desempenhar estas funções de modo eficiente.

É perceptível, no entanto, em algumas instituições de ordem pública, a necessidade de qualificação profissional dos servidores, tendo em vista algumas deficiências no atendimento, deficiências que, muitas vezes, surgem pelo comodismo que alguns funcionários de órgãos públicos apresentam pelo fato de serem efetivados no cargo que ocupam sendo protegidos, assim, pela legislação que efetiva o funcionário, mas não fiscaliza ou avalia o desempenho desses profissionais após realização do estágio probatório.

Diante dessa realidade, percebeu-se o quanto se faz necessário criar um método profícuo de avaliação para os funcionários amparados por legislaturas de modo que, ao se efetivarem, não deixem de realizar eficientemente suas funções e cargos. Além desse fator, busca-se criar inferências acerca do melhor método para avaliação do profissional que deve ser mantenedor, no exercício de sua função, de atributos relacionados à competência, ou seja, servidores que não possuam apenas a capacidade técnico-teórica, mas, também, atitudes vinculadas ao conhecimento e suas habilidades dentro dos objetivos organizacionais.

A realização deste artigo se dá através da produção de cinco seções em que são abordados os seguintes tópicos: Gestão de Pessoas, Sistema de Gestão de Pessoas, Gestão por Competência, Gestão de Pessoas na Administração Pública e Gestão por Competência na Administração Pública. Desse modo, apresenta conceitos pertinentes ao estudo teórico em que se fundamenta a pesquisa realizada, através da construção de questionamentos, que serviram para redirecionar a estrutura organizacional das instituições públicas, além de buscar as possíveis soluções para as problemáticas que impedem que haja a implementação de um Sistema de Gestão de Pessoas, num âmbito institucional público.

2 GESTÃO DE PESSOAS

Pensar uma definição, acerca do que é a Gestão de Pessoas, pode ser um trabalho válido para que se entenda a dinâmica do processo administrativo. Para Chiavenato (2008) a Gestão de Pessoas corresponde à mentalidade predominante nas organizações que se contextualizam de acordo com uma cultura e um método organizacional, além de depender das características do contexto ambiental, dos negócios desenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com