TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Custos

Exames: Analise Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Qual o significado dos conceitos: gasto, despesa, custo e investimento?

Gastos: compreendem a soma dos custos, das despesas e dos investimentos - "sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)" (FERNANDES, 2003).

Custos: são os gastos direta ou indiretamente relacionados ao processo de produção de um bem ou serviço, podendo ser classificados em diretos, indiretos, fixos, variáveis e híbridos - "gastos relativos a um bem ou serviço utilizados na produção de outros bens ou serviços" (MENDONÇA, 2008).

Investimentos: são os gastos relacionados à aquisição de novas capacidades da empresa, associados à manutenção da competitividade da empresa no mercado por meio da aquisição de infraestrutura, tecnologia, capacidade, pesquisa e desenvolvimento, bem como de novas unidades de negócios, entre outros - "gasto ativado em função de vida útil ou benefícios atribuídos a futuro(s) período(s)" (FERNANDES,2003).

Despesas: são os gastos associados à administração e à gestão da empresa, não apresentando relação direta ou indireta com os bens e os serviços da organização. Pelo método por absorção, as despesas são alocadas diretamente à administração divididas em despesas administrativas, despesas comerciais e despesas financeiras. Recebem o mesmo tratamento dos custos, ou seja, são separadas em despesas fixas e variáveis, correspondendo à mesma abordagem, só que relacionadas à administração da empresa e não da operação.

Esta classificação acaba sendo um pouco subjetiva, possibilitando interpretações diferentes sobre as mesmas situações. Assim a aquisição de imobilizados poderia ser considerada como um ativo pela contabilidade, ou seja, como bem ou direito. Já os gastos com pesquisa e desenvolvimento seriam considerados como despesas.

"bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receita" (FERNANDES, 2003).

2) Qual a distinção entre custos diretos e indiretos? E entre custos fixos e variáveis?

Custos diretos: São os gastos voltados à produção de um bem ou serviço que podem ser observados e mensurados diretamente no produto ou no serviço, sem a necessidade da utilização de rateio. Exemplo: Matérias-primas usados na fabricação do produto - "é aquele facilmente identificado no produto.

Custos indiretos: São os gastos voltados à produção de um bem ou serviço que não podem ser observados e mensurados diretamente no produto ou no serviço, sendo necessária a utilização de rateios para sua efetiva alocação ao produto ou serviço. Exemplo: Salários dos supervisores e das equipes de administração da empresa - "é aquele não identificado no produto.

Custo fixos: Custo que independe do volume de produção, ou seja, são os gastos voltados à produção de um bem ou serviço que não variam de acordo com a quantidade produzida, ou seja, os valores são os mesmos independentemente do volume de produção de bens ou serviços da empresa, podendo esses gastos existirem mesmo que não seja produzido nenhum bem ou serviço. Ex.: Aluguel da fábrica.

Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com