TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Causas Na Variação Da Eficiência Produtiva Através Do OEE E Aplicação De Ferramentas Para Obter Propostas De Melhoria

Casos: Analise De Causas Na Variação Da Eficiência Produtiva Através Do OEE E Aplicação De Ferramentas Para Obter Propostas De Melhoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 14

Analise de causas na variação da eficiência produtiva através do OEE e aplicação de ferramentas para obter propostas de melhoria

Wellington dos Santos Barella – 2013 – email: Wellingtonbarella@gmail.com

AREA1 – Faculdade de Ciência e Tecnologia – Salvador-Ba

Resumo – O desenvolvimento tecnológico e a maior exigência dos consumidores em aspectos como custo e prazo obrigam as empresas a fazerem melhor uso de seus recursos e assim aumentar sua eficiência produtiva para que se mantenha de forma competitiva no mercado. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no processo de produção, setor injeção, de uma empresa fornecedora do ramo automotivo. O objetivo foi analisar as causas e motivos que afetam o não atendimento da eficiência objetivo, identificando pontos falhos e, por fim, propondo ações que visem a estabilizar a mesma.

Palavras chaves: Causas, Eficiência, OEE, Produtividade

I. INTRODUÇÃO

A preocupação pela eficiência no setor de produção teve origem na Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, no qual o estudo de "tempos e movimentos" foi crucial para o desenvolvimento econômico. Após o fim da I Guerra Mundial, foi à vez de Henry Ford lançar "O Fordismo", baseado na produção em série que eliminava a movimentação desnecessária do operador com o uso de esteiras (MOTTA; VASCONCELOS, 2006). O aperfeiçoamento dos processos produtivos é necessário, pois, não é com o aumento dos preços que se atinge o lucro esperado; ao contrário, a oferta de produtos é alta e a vantagem competitiva dá-se no preço do produto final. Para não abrir mão dessa vantagem, as empresas devem trabalhar na redução dos custos e é nesse ponto que a produtividade elevada e a produção eficiente ganham importância (CORRÊA; CORRÊA, 2004).

Mas para atingir ótimas eficiências e níveis elevados de produtividade requer estudo e experiência. É necessário conhecer o processo em que se está atuando e saber suas limitações.

O trabalho foi desenvolvido em uma empresa do ramo automotivo que fabrica e fornece peças plásticas. O objetivo foi analisar detalhadamente as causas e os motivos que levam a variação e o não atendimento da eficiência objetivo, foi necessário estudar dados da eficiência de um mês de produção, coletados no sistema da empresa, que funciona através do índice OEE (Overall Equipments Effectiveness). Logo, com a utilização do MASP e aplicando as ferramentas diagrama de Pareto e de Ishikawa, foi identificada a causa maior do problema e proposto ações para melhoria.

II. REFERENCIAL TEÓRICO

Eficiência é a utilização racional dos recursos de forma a maximizar a probabilidade de atingir os resultados pré-determinados, ou seja, é utilizar adequadamente os recursos disponibilizados, relacionando os recursos que se pretendia consumir com os recursos que efetivamente foram consumidos.

Eficiência na injeção plástica

Na injeção plástica existem vários fatores que influencia na eficiência, entre máquinas utilizadas, matéria-prima, equipamentos periféricos e ajustes de parâmetros. A máquina injetora trabalha com um tempo de ciclo de fabricação do produto, que envolve parâmetros como velocidade e pressões dos movimentos da maquina, tempos de movimentos e de resfriamentos da peça depois de injetada, para que não haja deformação quando retirada da máquina. Cada produto se tem uma ficha técnica de injeção com os parâmetros já determinados em Try out, que é a injeção da primeira peça após a fabricação do molde (ferramenta), estes parâmetros são determinados de acordo as especificações requeridas da peça, atendendo a qualidade da mesma e exprimindo o máximo dos recursos da maquina a fim de se ter o menor ciclo possível. A matéria-prima utilizada influência no ciclo de produção, sendo ela com boa qualidade, exige menos de alguns parâmetros da máquina tendo assim menores ciclos. Estes fatores que implicam diretamente na eficiência de produção das máquinas, estabelecendo boas condições no processo levam a bons níveis de eficiência.

Indicador de Eficiência Global de Equipamentos - OEE

O indicador de eficiência global de equipamentos (OEE - Overall Equipment Effectiveness) é amplamente utilizado na manufatura como uma ferramenta para medir o real desempenho dos processos, pois consiste em uma métrica simples e prática que considera as perdas de produtividade e as agrega em três categorias primárias. Estas, desdobradas, proporcionam uma análise minuciosa da situação atual dos processos, evidenciando ineficiências ocultas existentes nas operações de manufatura (HANSEN, 2006).

Com o OEE é possível identificar a máxima eficácia que o sistema pode atingir em um período pré-estabelecido, o que dá suporte a definição de metas coerentes com a realidade dos processos. (ANTUNES, 2008). O objetivo do OEE é, portanto, fornecer quantitativamente o quão eficazmente as fábricas operam os seus processos quando são programadas para produzir, além de identificar com clareza a máxima eficácia possível do sistema (HANSEN, 2006). Em outras palavras, mede o valor agregado que cada equipamento produz em um determinado período de tempo (ANTUNES, 2008). O OEE é função de três indicadores que foram adotados para quantificar as perdas que influenciam na produtividade dos equipamentos: Disponibilidade, Velocidade e Qualidade (HUANG, 2002). O produto destes três itens resulta no índice de OEE e determina a eficácia do processo, ou seja, se o processo está produzindo produtos em conformidade com os requisitos no tempo em que o equipamento está programado para operar (HANSEN, 2006).

É interessante que cada organização desenvolva a sua própria classificação de paradas ou ineficiências que serão desdobradas e detalhadas em maiores níveis, de modo que o OEE represente fidedignamente a realidade do seu processo.

As empresas utilizam software próprio desenvolvidos para o acompanhamento de sua eficiência, onde são lançados os dados da produção como, tempo de ciclo, quantidade produzida, tempos de paradas, rejeitos, setup e outros. Este software, automaticamente, utilizando a técnica do OEE, calcula e disponibiliza a eficiência e suas perdas na produção, detalhadamente em gráficos de pizza, diagrama de pareto, tabelas e etc.

No ideal, as empresas deveriam ter 100% dos recursos disponíveis, com 100% de qualidade e 100%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com