TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De sódio Em Álcool, água E Hexano

Artigos Científicos: Analise De sódio Em Álcool, água E Hexano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  2.044 Visualizações

Página 1 de 2

Resultado e discursões

1. Em Água Destilada

Na(s) + H2O -------> 1/2H2(g) + NaOH(aq)

Ao coloca o sódio metálico em água destilada, observou-se uma reação espontânea e bastante exotérmica, com efervescência. O produto desta reação é a formação do gás hidrogênio e hidróxido de sódio. O gás hidrogênio é constatado com a efervescência da água e com a ignição do hidrogênio provocado pelo aumento acentuado da temperatura. Já hidróxido de sódio dissolvido alcalinizar a solução e em presença da fenolftaleína, que é um indicador ácido-base, apresentar uma coloração rosa o que caracterizar o pH maior que 7, o que constatar a sua presença.

Verificou-se posteriormente a condutividade da solução formada. Como a solução apresenta hidróxido de sódio dissolvido, portanto possuí bastantes íons em solução, os cátions dirigiram-se para polo negativo e o aníons para o polo positivo fechando o circuito, permitindo o fluxo elétrico acedendo as luzes mais intensamente. Enquanto a solução pura não apresentou condutividade devido à ausência de íons na água.

2. Em Álcool Etílico P.A

Na(s) + C2H6O -------> 1/2H2(g) + C2H5ONa(aq)

Ao coloca o sódio metálico em álcool etílico P.A., observou-se uma reação parecida com a água, porem bem lenta. O produto formado é o alcóxido de sódio e o gás hidrogênio. O gás hidrogênio é constatado com a efervescência da água e com a ignição do hidrogênio provocado pelo aumento da temperatura, mas bastante suave. Já o alcóxido de sódio dissolvido, que é uma base forte, alcalinizar a solução e em presença da fenolftaleína, que é um indicador ácido-base, apresentar uma coloração rosa o que caracterizar o pH maior que 7, o que constatar a sua presença.

Verificou-se posteriormente a condutividade da solução formada. A solução apresentou baixa condutividade devido ao fato de compostos moleculares (C2H5O-) não serem bons condutores de eletricidade. Enquanto a solução pura de álcool etílico não apresentou condutividade devido à ausência de íons.

3. Em n-Hexano

Ao coloca o sódio metálico no n-Hexano, observou-se apenas uma rápida reação ao redor do metal no momento do contato e a estabilização. Devido ao fato do n-hexano se tratar de um composto molecular apolar não reagi com o sódio metálico, possível apenas através das forças de Van der Walls. Assim a condutividade apresenta-se nula, em composto covalente apolar tanto puro quanto com o sódio metálico na amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com