TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia: Serviço Social

Por:   •  27/4/2018  •  Resenha  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

 3 CONCLUSÃO        9



  1. INTRODUÇÃO

Ao observar a cultura humano podemos identificar características comuns entre os povos, seja elas ligada aos hábitos , costumes, tradições e transmissão das heranças. Neste contexto podemos apreender e entender que valores e ideais influenciam na formação cultural dos seres.

Sabemos que a sociedade esta em constante mudança levadas por motivos sociais, políticos, culturais e econômicos e que tais fatores podem afetar a difusão social, modificando as atitudes, comportamentos dos povos no modo de ver e interagir como o mundo (ALBIAZZETTI, 2009).

Dentro do idealismo capitalista , grupos sociais estes constituídos por classes dominantes a exclusão social sempre foi fomentada. Na passagem do feudalismo para o capitalismo o sistema capitalista não representou a superação de uma sociedade marcada pela opressão, servilismo e da escravidão (FREYRE, 2004).

A partir dessa difusão podemos observar no contexto antropológico as modificações causadas pelo processo histórico da  colonização e do expansionismo econômico no brasil.

A abordagem aqui procedida objetivou enfocar o tema pobreza sob o olhar antropológico focado no prisma da exclusão social e na adoção de políticas sociais.

A opção por discutir a presente temática sob o ângulo antropológico, foi entender certos fenômenos sociais a partir do contexto histórico de sua ocorrência.

Não é possível  dissociar a exclusão social de adoção de politicas sociais, afinal ainda que não seja o único fator é consensual que a pobreza prolifera entre os excluídos. E, a exclusão, por seu turno, como manifestação de injustiça (distributiva) se revela quando pessoas são sistematicamente alijadas dos serviços, benesses e garantias oferecidos ou assegurados pelo Estado, pensados, em geral, como direitos de cidadania.

Por esses motivos entende-se pertinente tecer alguns comentários sobre os processos que levam à exclusão e o conteúdo particular das diversas exclusões, para se ter um entendimento promovendo a reflexão sobre a função das politicas sociais e de seus agentes .


2    DESENVOLVIMENTO

2.1  Fatos históricos importantes na compreensão da pobreza e exclusão social 

Revendo os fatos históricos podemos compreender que a questão da pobreza nas cidades e no campo no Brasil se deu desde o período de colonização.

O Brasil na sua história apresenta uma enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza, fruto histórico de uma herança de injustiça social que impede o exercício da cidadania (BARROS, 2000).  

Começando pela escravidão, fruto de uma herança colonial maldita, fomos o último País a abolir o comércio e exploração de seres humanos na forma de escravidão.(CAPAVERDE, 2008).

 Primeiramente os movimentos migratórios foi marcado pela colonização do país, trafico de escravos, exploração e busca de novas terras, deixando traços na sociedade moderna e em suas civilização, trazendo em sua bagagem a influencia no modo de vida da humanidade. (BEAUJEU-GARNIER, 1971).

Em 1988 após a abolição da escravatura, e a interrupção do tráfego negreiro, começou o processo de vinda dos imigrantes internacionais ao Brasil, onde a mão de obra destes imigrantes eram utilizadas na expansão econômica do café (SPINDEL, 1979).

Podemos notar em fatos históricos que a migração sempre esteve relacionada às crises econômicas, pois os imigrantes, de maneira geral, procuravam novas oportunidades de emprego e de melhor remuneração (ITO, 2008).

Em geral as pessoas buscam melhores oportunidades de vida- movimentos de cidadãos empobrecidos que vão em direção á sobrevivência em outras regiões.

Posteriormente essa migração foi incentivada com pelos primeiros empreendimentos de manufatura e indústria , onde o Brasil deixava de ser um pais essencialmente agrícola e começava a dar os primeiros passos na expansão industrial. (WEFFORT,2005).

A mecanização expulsou enorme contingente de trabalhadores rurais, que vinham para a cidade caracterizando o êxodo rural. Ocorreu assim uma migração acelerada em razão também da industrialização urbana que demandava mão de obra excedente (MARTINS, 1981).

Neste contexto iniciou-se o processo de urbanização, e muitas pessoas deixaram o campo em busca de melhores condições de vida e começaram a se aglomerar nas regiões industriais (HOLLOWAY, 1984).

Entre o séc XIX para o século XX, começou a ocupação das encostas dos morros por barracos construídos por ex-escravos, pobres expulsos dos cortiços, soldados que retornavam da Guerra de Canudos, trabalhadores desempregados, imigrantes e outros que buscavam, de alguma forma, um espaço na cidade próximo aos locais onde houvesse trabalho surgindo assim aglomerações de habitações toscas nas cidades (SANTOS,2007).

A aglomeração ocorria de maneira desorganizada, que não ofereciam condições de vida satisfatória, casas toscas, sem saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde e acesso a educação.

O processo de desenvolvimento nacional passando pela história da implantação do sistema colonial concomitante a  expropriação camponesa e ao veículo da industrialização são complementares do mesmo processo de acumulação primitiva de capital que originou o capitalismo moderno (CAPAVERDE, 2008).

Com a industrialização do campo iniciada nos anos 80, o movimento migratório cresceu fazendo com que 80% da população brasileira vivesse no meio urbano, causando implicações sociais das mais graves (SANTOS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com