TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Viabilidade Das Cepas De Lactobacillus Spp

Resenha: Análise Da Viabilidade Das Cepas De Lactobacillus Spp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

O alimento é essencial à vida humana, responsável por fornecer todos os elementos necessários para o homem, não só para desenvolvimento físico, mas também todas as atividades intelectuais e sociais. Estudos mostram que a qualidade de vida está intimamente associada com o tipo de dieta diária, como também com o estilo de vida de cada indivíduo (MOURA, 2005; CRUZ et al., 2007).

A classificação como funcional indica que o alimento tem algum valor principal identificado para o benefício da saúde, incluindo a redução do risco de doença para a pessoa que o esteja consumindo, considerados como parte importante do bem-estar, no qual também se incluem uma dieta equilibrada e atividade física (MORAES; COLLA, 2006; STRINGHETA et al., 2007).

Um importante grupo de alimentos funcionais é o dos probióticos, definidos como suplementos alimentares que contêm microrganismos vivos, ou componentes microbianos que, quando ingeridos em determinado número, apresentam efeito benéfico sobre a saúde e bem-estar do hospedeiro. São capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos positivos à saúde do indivíduo (SALMINEN et al., 1999; DUPONT, 2001; FAO/WHO, 2001; ISOLAURI, 2001; REID et al., 2001; BRASIL, 2002; SANDERS, 2003).

Muitos benefícios para a saúde têm sido relacionados ao consumo de probióticos (OLIVEIRA; DAMIN, 2007). Efeitos benéficos causados por essas bactérias foram observados durante o tratamento de infecções intestinais, incluindo a estabilização da barreira da mucosa intestinal, prevenção da diarreia e melhora da diarreia infantil e da associada ao uso de antibióticos (LEE et al., 1999).

Existem estudos que documentam os efeitos de probióticos em uma série de transtornos gastrointestinais e extraintestinais, incluindo as doenças inflamatórias do intestino (DII), a síndrome do intestino irritável (SII), as infecções vaginais, e as alterações da imunidade. Alguns probióticos também foram pesquisados com relação ao eczema atópico, artrite reumatóide e cirrose hepática (ANFARMAG, 2013).

Os probióticos são microrganismos que podem ser incluídos na preparação de uma vasta gama de produtos, incluindo alimentos, medicamentos e suplementos dietéticos. As espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium são os mais vulgarmente utilizados como probióticos, mas a levedura Saccharomyces cerevisiae, e alguns de E. coli e Bacillus são também utilizados como probióticos. Bactérias lácticas (BAL), incluindo que é a espécie de Lactobacillus foram utilizadas para a conservação de alimentos por fermentação durante milhares de anos; pode exercer uma dupla função, na qualidade de agentes de fermentação de alimentos, e também pode gerar efeitos benéficos para a saúde, (WGO, 2008).

Estritamente falando, no entanto, o termo "probiótico" deve ser reservado para os microrganismos que foram mostrados em estudos humanos controlados e produziram um benefício para a saúde. A possível contaminação por patógenos pode ser evitada através da fermentação dos alimentos, que concede perfis de sabor característicos e reduz o pH. A fermentação é usada no mundo inteiro para a manutenção de uma série de matérias-primas agrícolas (cereais, raízes, tubérculos, frutas e legumes, leite, carne, peixes, etc), (WGO, 2008).

Assim como alguns microrganismos, os probióticos normalmente são termolábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com