TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise E Sistema Dupont

Pesquisas Acadêmicas: Análise E Sistema Dupont. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

Análise e Sistema Dupont

A objetividade do sistema Dupont é proporcionar ao leitor tenha uma visão da importância das peças contábeis como ferramenta gerencial do comportamento das organizações, como elas deixam aparecer em suas ações os aspectos de caráter administrativo e estratégicos, e, como elas são analisadas.

A análise das demonstrações financeiras consiste em verificar a situação econômico-financeira da empresa a partir das informações disponibilizadas pela contabilidade.

Tal análise se faz de acordo com o interesse do usuário da informação contábil e financeira. Do ponto de vista da empresa, os usuários dividem-se em dois grupos:

Os usuários internos são os responsáveis pela gestão da empresa, ou seja, são os executivos intimamente relacionados com o processo decisório da organização.

Os usuários externos são os prestadores de serviços, os bancos, os clientes, os concorrentes, etc.

Basicamente, trata-se de dar instrução ao processo decisório com informações sobre a saúde financeira, a estrutura de captação de recursos, a rentabilidade e o desempenho operacional da empresa. E prever possíveis insolvências

O sistema de análise Dupont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da entidade. Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido.

Inicialmente, o sistema Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Na fórmula Dupont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total. Com as seguintes fórmulas:

Giro = Vendas

Ativo Total

O segundo passo no sistema Dupont relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido. Esta última é obtida multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa.

O sistema Dupont tem sido, há muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação econômico-financeira da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com