TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Financeira

Ensaios: Análise Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 1 – INVESTIMENTOS

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância tanto para a economia quanto para as organizações. Em sentido econômico, investimento significa utilizar de recursos disponíveis no presente para criar mais recursos no futuro. Essa é a característica principal e comum em todos os investimentos. Já nas organizações, investimentos estão relacionados a sobrevivência a longo prazo, já que isso está condicionado ao volume de investimentos realizado por elas.

1.1 Tipos de Investimentos

Podem ser de diversos tipos, mas basicamente se divide em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:

Investimentos públicos

São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos, em geral, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos deste tipo de investimentos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimentos privados

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses tipos de investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

Investimentos mistos

São recursos disponibilizados em parte pelo governo ou entidades públicas, e em parte, porte pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento geralmente se estrutura em forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar social como retorno monetário. Alguns exemplos: Petrobrás e o Banco do Brasil.

1.2 Tipo de negócio escolhido pelo grupo

Escritório de Contabilidade

Contabilidade é um trabalho minucioso que atua nas áreas fiscal, tributária e trabalhista, exigindo muita análise e tempo. Por isso, a maioria das empresas contrata firmas ou escritórios de especializados para prestar-lhes esses serviços, além de ser menos oneroso que manter contador habilitado no seu quadro de pessoal. Assim, é mais conveniente a empresa firmar um contrato de prestação de serviços com um escritório de contabilidade, que também é o responsável pelo balanço, pagamento de tributos, resoluções de problemas de quadro de funcionários, etc.

Tendências e Mercado

O mercado para escritório de contabilidade oferece condições propícias de instalação e manutenção com renda relativamente boa para aqueles profissionais que têm conhecimentos técnicos, tanto teóricos quanto práticos. Por ser um mercado crescente, carece bastante de contabilistas que agreguem valor à aplicação das técnicas e princípios contábeis no cotidiano das empresas. Toda empresa precisa das informações fornecidas pela contabilidade, seja de que ramo ou segmento empresarial for.

Clientes

É pessoa física ou jurídica que espera estar firmando contrato com um profissional que resolva os problemas de ordem fiscal, jurídica, trabalhista e tributária. É a pessoa que deseja conhecer a saúde financeira da empresa e ao mesmo tempo se orientar corretamente a respeito do pagamento de tributos, entre outros.

Estrutura

O ideal para o início é contar com espaço físico mínimo de 40 m², considerando a premissa de que, no início, praticamente todas as atividades profissionais sejam desempenhadas por apenas um contabilista e alguns funcionários auxiliares. Caso queira atender uma grande demanda de empresas, será necessário ter espaço físico para os seguintes departamentos:

 Arquivo: local destinado ao arquivamento de todos os processos, documentos, contratos, dentre outros, tanto do escritório de contabilidade quanto de terceiros.

 Escrita Fiscal: espaço exclusivo para as pessoas que irão atuar com a parte fiscal das empresas para as quais o escritório de contabilidade preste serviço.

 Recursos Humanos: responsável pela parte de pessoal das empresas, incluindo as obrigações acessórias, como: geração de CAGED, SEFIP, RAIS, etc.

 Contabilidade: onde ocorre as consolidações contábeis de todos os departamentos, finalizando e emitindo os relatórios contábeis como um todo.

 Sala do Contador: além de ser a sala para o profissional responsável técnico, é usada no recebimento de empresários ou outros que busquem o escritório.

 Banheiro: para uso dos funcionários e dos visitantes;

 Copa: para uso dos funcionários em seus lanches e para preparação de café para oferecer aos visitantes.

Localização

A localização de um escritório de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com