TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da reflexão das características do uso de sacos de supermercados, que são retornáveis e não reembolsáveis

Pesquisas Acadêmicas: Análise da reflexão das características do uso de sacos de supermercados, que são retornáveis e não reembolsáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO QUERER ENTENDER

Ecoeficiência de Sacolas de supermercados

Lauro Visintin da Silva Galdino¹

1 Estudante de Engenharia Mecânica na Faculdade Multivix São Mateus.

Email: laurodsg@hotmail.com.

Trabalho desenvolvido sob a orientação da Professora de Metodologia da Pesquisa - Dra Josete Pertel – Faculdade Multivix São Mateus.

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar o reflexo das características de utilização das sacolas de supermercados, sendo elas retornáveis e não retornáveis. Os métodos de pesquisa do trabalho se deram por abordagem analítica, onde foram realizados levantamentos de dados mediante pesquisa documental. O estudo foi centrado no comportamento e nos cenários presentes no supermercado, quanto à utilização das sacolas plásticas. A pesquisa refletiu nas perspectivas da sustentabilidade. Por último, o trabalhou registro a relevância de pesquisas que destacam a importância da ecoeficiência na sociedade para a preservação do meio ambiente e alertar a sociedade.

Palavras-Chave: Ecoeficiência. Sustentabilidade. Meio ambiente.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, a sociedade e as empresas têm desenvolvidos diversos projetos sustentáveis, em decorrência da preservação do meio ambiente. Diante disso, são pesquisadas diversas medidas, as quais vão de encontro ao desenvolvimento social e sustentável. Com o objetivo de ressaltar a importância do descarte de lixos, o presente trabalho tem o intuito de analisar a viabilidade de utilização e descarte de sacolas plásticas de supermercado.

Introduzida nos anos 70, as sacolas plásticas rapidamente se tornaram populares, em especial através da sua distribuição gratuita nos supermercados e lojas. Dessa forma, os consumidores passaram a adquirir as sacolas plásticas, sem custo nenhum, com a finalidade de acondicionar suas compras. Segundo Fabro (2007 apud SILVA, 2011).

Em pleno século XXI, os sacos plásticos estão espalhados por todas as partes, infelizmente eles estão também pelas ruas, bueiros e nos lixões, ocasionando outros problemas, como alagamento devido ao entupimento dos bueiros, contaminação da água e proliferação de doenças, devido à ausência de infraestrutura no país. Apesar de haver procedimentos os quais dão finalidade de maneira correta ao lixo, ainda sim, são poucos perto da necessidade encontrada, de maneira que a logística de recolhimento e processamento de resíduos, não é suficiente.

A substituição desses sacos plásticos tem sido alvo de grandes discussões, pois o meio ambiente esta a cada dia mais, necessitando de preservação. Por toda parte ouvimos falar do aquecimento global, do buraco de ozônio, subida do nível do mar, desmatamento e tanto outros que afetam não só o Brasil, mas o Planeta Terra. E para tentar amenizar os danos causados pelas atitudes do ser Humano na natureza temos a ecoeficiência que segundo Mirian Tiemi Zanchetta (2008) é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais.

Um estudo mais recente, realizado pela Fundação Espaço ECO e o Instituto Akatu, comparou o uso de diferentes tipos de sacolas para transporte de compras de supermercado, evidenciando o que a utilização das mesmas traz de impacto para o meio ambiente. Assim, através desta pesquisa pode-se notar, que a utilização e descarte das sacolas plásticas são responsáveis pelo impacto que causará no meio ambiente.

1.1 OBJETIVO PROPOSTO

Analisar a pesquisa realizada quanto à utilização (descarte) das sacolas plásticas no supermercado e o comportamento do consumidor final diante disso.

1.2 CURIOSIDADE/MOTIVAÇÃO/INDAGAÇÃO

O interesse por essa pesquisa foi devido a grande curiosidade em conhecer qual a melhor maneira para transportar a compra de supermercado sem prejudicar o meio ambiente, diante de tantas controvérsias sobre os diferentes tipos de sacolas.

Apesar de existirem alternativas sacolas plásticas, como por exemplo, o uso de sacolas biodegradáveis, sacolas degradáveis, sacolas de papel ou sacolas reutilizáveis, qualquer que seja a alternativa escolhida, há impacto ambiental associado. Santos, Freira e Costa (2012).

Com a presente pesquisa, percebe-se a importância e relevância do presente estudo, uma vez que, o mesmo demonstra de maneira sucinta, um tema polêmico e instigante. O tema proposto pela pesquisa desperta grande curiosidade, já que, faz levantamento de uma polêmica, no que diz respeito à utilização das sacolas plásticas como transportes de mercadorias no supermercado.

Contudo, sempre ouvimos dizer que as sacolas plásticas agridem o meio ambiente, e o presente trabalho demonstra que as mesmas são menos agressivas ao meio ambiente.

1.3 METODOLOGIA

Empregou-se nesse estudo a pesquisa exploratória e a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de aprofundamento na pesquisa que será desenvolvida. Para os devidos fins a pesquisa exploratória é desenvolvida quando há pouco conhecimento acumulado do assunto proposto. Por sua natureza de sondagem, observação, não comporta hipótese a princípio, mas esta pode ocorrer no final da pesquisa. De acordo com Sousa (2013).

Já a pesquisa descritiva, é considerada uma pesquisa de exposição de um fenômeno ou uma determinada população. Não tem a pretensão de explicar, mas sim, de descrever os acontecimentos. Sousa (2013). Visando aprofundar no tema, serão realizadas pesquisas em artigos, sites, slides, para dar embasamento e fundamento ao trabalho realizado.

A pesquisa será realizada no período de 15 dias, nos quais permitirão o domínio e aprofundamento do assunto. O tema é bastante amplo, permite discussões extensas e visa alertar os usuários de sacolas de diversos gêneros dos seus riscos e que cada uma delas causa no meio ambiente.

Diante disso, justifica-se o fato de ser realizada pesquisa exploratória, uma vez que, o tema ainda é pouco divulgado. O trabalho tem o intuito de manifestar e ressaltar a importância da conscientização da população que utiliza esse meio de transportar suas mercadorias. Já a pesquisa bibliografia, será utilizada para trazer maior segurança na discussão do tema, através das pesquisas realizadas nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com