TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do atendimento odontológico nas clínicas da Universidade Federal de Piauí

Artigo: Análise do atendimento odontológico nas clínicas da Universidade Federal de Piauí. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

A Odontologia é uma das profissões que mais exige atenção e cuidado, tanto do cirurgião dentista e sua equipe como também do paciente. Portanto, apresenta uma serie de requisitos que visam obter a segurança dos envolvidos no atendimento clínico, seguindo critérios ergonômicos e critérios que se baseiam nas leis de biossegurança.

A Biossegurança em odontologia é definida como sendo um conjunto de medidas preventivas que envolvem a desinfecção do ambiente, a esterilização do instrumental e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), pelo profissional e equipe (GUANDALINI, 1997).

Os profissionais odontólogos são suscetíveis à inúmeras doenças devido a uma grande variedade de riscos biológicos, tóxicos, químicos e ergonômicos, e o mecanismo mais efetivo para a proteção é o oferecido pelos equipamentos de proteção pessoal, constituídos pelo gorro, óculos de proteção, máscara, avental ou roupa própria do consultório, luvas, sapatilhas ou sapato de uso exclusivo no consultório, não só para o profissional como também para o pessoal auxiliar. Já que a odontologia é umas das profissões mais expostas às doenças de caráter ocupacional, para que tais doenças não ocorram é necessário que se siga as orientações quanto ao hábito do cirurgião-dentista, sua postura e a prevenção das patologias da profissão.

Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma criteriosa análise do atendimento odontológico nas clínicas da Universidade Federal do Piauí, a fim de observar se as medidas de prevenção de doenças ocupacionais, as técnicas de biossegurança e as medidas ergonômicas estão ou não sendo seguidas durante o

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com