TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação técnica de diferentes tipos de tanques

Tese: Apresentação técnica de diferentes tipos de tanques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Tese  •  3.669 Palavras (15 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 15

A

Apresentação Técnica de Diferentes Tipos de Cisternas, Construídas em Comunidades Rurais do Semi-árido Brasileiro

João Gnadlinger

IRPAA, C. P. 21

48900-000 Juazeiro - BA, Brasil

E-mail: ircsa@netcap.com.br

Cisternas

A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva, onde a água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

Dessa forma, o sistema de armazenamento por cisterna representa uma solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro. Além da melhoria na qualidade da água consumida, a cisterna reduz o aparecimento de doenças em adultos e crianças.

Para maiores volumes o concreto armado é mais usado como material para a construção de cisternas.

Resumo

Nesta palestra vamos dar uma breve descrição dos aspectos técnicos de uns tipos de cisternas que atualmente estão sendo construídas sobretudo nas comunidades rurais pelo Nordeste com sucesso, nós vamos falar sobre vantagens e desvantagens de construir ou ter um certo tipo de cisterna. Ficam registradas sobretudo as observações feitas no acompanhamento da construção e no uso durante vários anos.

Os tipos de cisternas tratados são os seguintes:

1. Cisterna de placas de cimento

2. Cisterna de tela-cimento

3. Cisterna de tijolos

4. Cisterna de ferro cimento

5. Cisterna de cal

6. Cisterna de plástico

1. Introdução

Nesta palestra vamos dar uma breve descrição dos aspectos técnicos de uns tipos de cisternas que atualmente estão sendo construídas sobretudo nas comunidades rurais pelo Nordeste com sucesso, nós vamos falar sobre vantagens e desvantagens de construir ou ter um certo tipo de cisterna. Ficam registradas sobretudo as observações feitas no acompanhamento da construção e no uso durante vários anos. Uma lista de materiais e custos de vários tipos de cisternas está anexada.

Os tipos de cisternas tratados são os seguintes:

1. Cisterna de placas de cimento

2. Cisterna de tela e arame

3. Cisterna de tijolos

4. Cisterna de ferro cimento

5. Cisterna de cal

2. 1. Cisterna de placas de cimento:

O modelo de cisterna de placas de cimento é encontrado em todo Nordeste e continua sendo construído com êxito. Estas cisternas foram usadas originalmente em comunidades de pequenos agricultores e hoje estão sendo construídas também por pequenos empreiteiros e prefeituras.

A cisterna de placas de cimento fica enterrada no chão até mais ou menos dois terços da sua altura. Ela consiste em placas de concreto (mistura cimento : areia de 1 : 4), com tamanho de 50 por 60 cm e gcom 3 cm de espessura, que estão curvadas de acordo com o raio projetado da parede da cisterna, dependendo da capacidade prevista. Há variantes onde, por exemplo, as placas de concreto são menores e mais grossas, e feitas de um traço de cimento mais magro. Estas placas são fabricadas no lugar mesmo em simples moldes de madeira. A parede da cisterna é levantada com essas placas finas, à partir do chão já cimentado. Para evitar que a parede venha a cair durante a construção, ela é sustentada com varas até que a argamassa esteja seca.

Depois disso, um arame de aço galvanizado (No.12 ou 2,77 mm) é enrolado no lado externo da parede e essa é rebocada (veja ilustração 1).

Ilustração 1: Armação da parede e reboco externo de cisterna de placa Ilustração 2: Armação da cobertura (visto por

dentro da cisterna)

Em seguida a parede interna e o chão são rebocados e cobertos com nata de cimento forte.

O telhado da cisterna, cônico e raso, também é feito de placas de concreto, que estão apoiados em estreitos caibros de concreto (veja ilustração 2). Um reboco somente externo é suficiente para dar firmeza.

O espaço vazio em volta da cisterna é cuidadosamente aterrado. Assim a terra apoia a cisterna.

Vantagens:

- as ferramentas necessárias, inclusive a madeira para fazer os moldes, estão disponíveis em todas as comunidades rurais;

- a retirada da água acontece com facilidade pelo lado de cima, não é preciso ter uma torneira;

- é muito adequada para projetos pequenos de construção de cisternas, que prevêem a construção de um número limitado de cisternas em um curto tempo;

- baixo custo de construção;

- a água é fresca, já que a maior parte da cisterna fica debaixo da terra.

Desvantagens:

- a construção exige pedreiros qualificados. Para a população é difícil riscar na placa de fundação o círculo perfeito com o raio correto para a parede fina. O contorno só pode ter uma margem de erro de 2 cm. Levantar a parede apresenta a mesma dificuldade;

- a aderência entre as placas de concreto pode ser insuficiente, principalmente no sentido horizontal. Tensões podem provocar fissuras por onde a água vaza;

- a parte subterrânea não pode ser examinada para detectar vazamentos;

- o buraco a ser cavado tem que ter um diâmetro em 0,6 m maior que o diâmetro da cisterna, para possibilitar os trabalhos na parede externa. Isso significa que para uma cisterna de 10 m3, que 12 m3 de terra tem que ser retirados (cavando até uma profundidade de 1,60 m);

- entre a fabricação das placas e o início do levantamento das paredes é preciso aguardar cerca de três semanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com