TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquisições E Contratações Em Um Projeto Na RMVale

Monografias: Aquisições E Contratações Em Um Projeto Na RMVale. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  4.301 Palavras (18 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 18

DESAFIO PROFISSIONAL ACADÊMICO MULTIDISCIPLINAR

Tema: Gestão de Aquisições e Contratações em um Projeto na RMVale

A recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – RMVPLN é composta por 39 municípios que agregavam em 2010, de acordo com dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2.340.891 habitantes. Ao longo dos últimos anos a região vem enfrentando significativos e crescentes desafios relacionados com as questões demográficas e ambientais, muitos dos quais relacionados com os acelerados processos de crescimento e desenvolvimento econômicos que têm se implantado ao longo dos últimos dez anos, especialmente os relacionados com os substanciais investimentos que vêm sendo feitos pelos Governos Estadual e Federal na infra-estrutura necessária para a exploração do petróleo e do gás natural no Pólo Pré-Sal nos municípios de Caraguatatuba, Jambeiro, Paraibuna, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté que, juntamente com a modernização e ampliação do Porto de São Sebastião e da infra-estrutura de transporte viário na região, deverão receber cerca de 140 bilhões de reais ao longo da década de 2010. O principal objetivo deste estudo é identificar, avaliar e discutir o papel que os megaprojetos de infra-estrutura e a dinâmica demográfica irão desempenhar nos cenários futuros planejados para a região. É importante destacar que alguns municípios da região apresentaram algumas das maiores taxas de crescimento populacional do Estado de São Paulo e do Brasil durante os últimos dez anos. Também é importante trazer para a discussão o fato de que a região abriga algumas das principais e mais importantes reservas de recursos hídricos e biodiversidade da Região Sudeste do Brasil, o que aponta para o estabelecimento de conflitos no futuro próximo relacionados à gestão destes recursos e o crescimento econômico e populacional relacionado, como, por exemplo, com a Região Metropolitana de São Paulo em função do projeto já em curso de transpor uma vazão bastante substancial do Rio Paraíba do Sul para ser utilizada em São Paulo, a maior e mais importante cidade do País em termos industriais, econômicos e demográficos. É apresentado o perfil da nova região metropolitana, com o foco principal em suas características demográficas e ambientais e se discute a complexidade relacionada com os desafios que ela deverá enfrentar no futuro próximo, inclusive no que se relaciona à vulnerabilidade socioambiental da população e às mudanças climáticas e ambientais globais.

Problema

A questão a ser desenvolvida por este estudo é: Como solucionar o aumento de demanda no consumo de geração de energia com a criação de uma região metropolitana (RMVPLN) com 39 municípios.

Objetivo Geral

Compreender a relação entre desenvolvimento econômico, com preservação ambiental, ou seja, desenvolvimento sustentável.

Objetivo especifico

Pesquisar sobre geração energia de forma sustentável

Viabilizar as construções de PCHs

Realizar contratações e aquisições para viabilizar as PCHs

Debater sobre impactos ambientais

Realizar audiências publica sobre vantagens e desvantagens sobre PCHs.

Hipótese

De acordo com a lei complementar 1.166/2012 promulgada em 09/01/2012, pelo governador Geraldo Alckmin, estabeleceu a criação da região metropolitana do vale do Paraíba e região norte, composta por 39 municípios.

Sabe-se com o planejamento para desenvolvimento socioeconômico e melhoria na qualidade de vida na RMVPLN, há necessidades de se encontrar meios para suportar o aumento na demanda por geração de energia.

Justificativa

Para dar suporte para este desenvolvimento há os chamados megaprojetos:

Flyvbjerg et al. (2003) definem megaprojetos como grandes empreendimentos de infraestrutura com orçamentos superiores a 1 bilhão de dólares e com capacidade substancial de geração de impactos sociais, ambientais e econômicos, atraindo grande atenção popular. Outros autores os definem apenas como projetos de grande porte, envolvendo estâncias públicas e privadas, que exigem grandes recursos físicos e financeiros (MERROW, 1988; BRUNN, 2011).

Diversos empreendimentos estão em licenciamento ambiental na nova região metropolitana. Estes projetos são apresentados como imprescindíveis para o desenvolvimento econômico regional e, em alguns casos, nacional. São obras relacionadas aos setores de comunicação (cabos óticos), energia (hidrelétricas, dutos de óleo e gás, termelétricas, linhas de transmissão), transportes (portos, aeroportos, rodovias, ferrovias), entre outras com porte suficiente para alterar toda a dinâmica de organização social, econômica e ambiental de uma região. Além destes, na zona costeira, a confirmação das maiores jazidas minerais de gás e das reservas gigantes de petróleo na camada do Pré-sal, trouxeram por um lado uma grande euforia para a economia nacional e por outro o temor da degradação ambiental que, via de regra, acompanha a indústria do petróleo e gás e as atividades portuárias correlatas (HOGAN, 1990; FERREIRA, 1993; CRUZ, 2003a, 2003b; FRANCISCO; CARVALHO, 2003; PIQUET, 2004; STEWART ET AL., 2002; COSTA, 2005; MONIÉ, 2006; CRUZ, 2007; PIQUET; MIRANDA, 2009; PIZZOL, 2008; MOURA, 2009; CRUZ, 2010; GUSMÃO, 2010; RODRIGUES; LEMOS, 2011).

A partir desta definição podemos incluir as PCHs nos megaprojetos e através de um estudo mais detalhado afirmar que as PCHs são a solução para geração de energia de forma sustentável.

Pré-solução

Com objetivo de viabilizar as PCHs e aumentar a probabilidade de sucesso, é necessário que haja um processo de gerenciamento de projetos dedicados a satisfazer as necessidades dos clientes, sejam eles internos ou externos.

Utilizando de maneira satisfatória os recursos disponíveis de forma de acelerar o desenvolvimento do projeto.

Suposição

Este estudo trabalha com o pressuposto de que a implantação da PCHs é a solução para a geração de energia com baixo impacto ambiental, ou seja, de forma sustentável.

Buscando assim em sua revisão de literaturas argumentos que reforcem esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com