TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arara

Trabalho Escolar: Arara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2012  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Os esforços para salvar a arara-azul, pandas, gorilas, tigres e outros animais em extinção não se limitam apenas à conservação de espécies para geração futuras. Um novo estudo realizado pela Rede WWF comprova o impacto dessas iniciativas na redução da pobreza e na melhoria da vida das comunidades afetadas pelos projetos.

A pesquisa, que traz estudos de casos de Nepal, Uganda, Índia, Namíbia, Costa Rica e China, demonstra que o trabalho de conservação de espécies contribui para a erradicação da pobreza e da fome, assim como estimula o desenvolvimento sustentável e justo em áreas rurais desses países.

Os resultados indicam que a conservação e o gerenciamento sustentável de espécies em extinção e seus habitats têm com conseqüência direta uma maior proteção de florestas, rios e áreas marinhas. Com isso, as populações que dependem diretamente de tais recursos têm mais acesso às riquezas que a natureza lhes oferece. Isso não apenas aumenta a renda, mas melhora a saúde e afeta positivamente questões como educação e direitos das mulheres.

De acordo com o estudo, alguns projetos de ecoturismo baseados na observação de espécies selvagens, por exemplo, podem gerar um importante desenvolvimento econômico local. Além disso, o conhecimento sobre hábitos e movimentação de animais em determinada área estimula um planejamento sustentável e um melhor aproveitamento do uso da terra.

Com a abertura em Curitiba (PR) da Oitava Conferência das Partes (COP8) da Convenção da Biodiversidade (CBD) nesta segunda-feira (20), a Rede WWF acredita que os governos participantes devem integrar os esforços de conservação de espécies às estratégias de desenvolvimento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com