TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Criação Psicitacídeos - Arara Azul

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 14

BIANCA MINOZZI GALLI
JULIA REIS CHAGAS
LARISSA LEONARDO

BASES DA CRIAÇÃO ANIMAL:

CRIAÇÃO DE PSITACÍDEOS

Orientador: Profº Luciano Polaquini




SÃO PAULO – SP
2016

SUMÁRIO

  1. RESUMO............................................................................................................... 3
  2. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 4
  3. CICLO E SISTEMA DE PRODUÇÃO ................................................................... 5
  1. ESTRUTURA FÍSICA DA ESPÉCIE .............................................................. 6
  1. MANEJO EM CATIVEIRO .................................................................................... 8
  1. CRIAÇÃO ....................................................................................................... 8
  2. ALIMENTAÇÃO .............................................................................................. 9
  3. CUIDADO SANITÁRIO ................................................................................. 11
  4. REPRODUÇÃO ............................................................................................ 12
  1. CONCLUSÃO ..................................................................................................... 15
  2. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................... 16

  1. RESUMO

Os psitacídeos chamam atenção no mercado de pet, pois são animais de companheirismo, temperamento e capacidade de imitar a fala humana. A sua posse foi legalizada pelo IBAMA na tentativa de diminuir a procura destas aves em vida livre e seu comércio ilegal, porém as aves vindas destas fontes não são adequadas para manejo humano pois estas não possuem tratamento adequado para desenvolver o comportamento dócil e a capacidade de lidar com humanos, que é uma das funções do cativeiro de comercialização. Todos os animais do cativeiro deverão passar por sexagem, exames veterinários rotineiros, marcação individual, acompanhamento nutricional e observação diária comportamental para a separação entre matrizes e reprodutores e animais para comércio de estimação. Neste trabalho, o objetivo é um criadouro para comercialização, o qual pretende contribuir de forma indireta para o combate do tráfico de animais silvestres e seu risco de extinção, em específico a arara-azul, pois a disponibilização destes animais para comercialização, e também a constante produção através de matrizes e reprodutores, diminuí a procura destes no meio ilegal e/ou em vida livre. Sua reprodução será feita através do método de incubação artificial, na qual ocorre a retirada dos ovos após postura, gerando que as aves façam a uma nova postura dos ovos, tendo assim maior quantidade de ovos e maior probabilidade de eclosão.


  1. INTRODUÇÃO

Os psitacídeos são uma família composta de diversos tipos de aves, como por exemplo a arara-azul, papagaios, periquitos, tuims, cacatua etc. São animais de temperamento extremamente dócil, tranquilo e sociável, têm coloração incomparável e a habilidade de imitar a voz humana. Essas espécies estão distribuídas pelas áreas tropicais do globo, e o Brasil é o pais em maior abundância nessa família. Entretanto, são um dos grupos de animais com maior risco de extinção do mundo. O mercado ilegal de silvestres e a destruição de seu habitat natural são os principais fatores de ameaças que interferem na reprodução da espécie, além também da sobrevivência dos filhotes, número de adultos reprodutores e exigência dos ninhos. Os psitacídeos têm facilidade de se adaptar a vida em cativeiro, sendo assim possível de realizar seu manejo, visando melhorar sua taxa de fertilidade e eclosão. A vertente para programas de reprodução em cativeiro tem sido extremamente eficaz como importante alternativa na recuperação de diversas espécies ameaçadas, pois a disponibilidade destes animais como pet diminuí a procura das espécies na natureza e a compra por meios ilegais (CBRA, 2007).

Para adquirir um desses animais deve-se obtê-los através de um criadouro legalizado pelo IBAMA, pois os animais vindos de comércio ilegal muitas vezes possuem dificuldades em lidar com barulhos urbanos, outros animais e humanos, incapacitando o convívio. Além disso, são animais que exigem alguns hábitos para manejo como local alto, protegido do vento e chuva, gaiola espaçosa, espaço amplo para permitir movimentação, etc. O preço do animal varia com a espécie a ser adquirida, e sua compra depende de um registro no IBAMA, atestando que o comprador possuí capacidade de cuidar daquele animal de forma adequada (IBAMA).

Nosso trabalho tem como objetivo a reprodução de psitacídeos em cativeiro para comercialização no mercado pet, de acordo com as normas da instrução normativa nº 169 de 20 de fevereiro de 2008 do IBAMA.


  1. CICLO E SISTEMA DE PRODUÇÃO

A produção animal é considerada resultado de recursos genéticos, ambientais e socioeconômicos expressados em uma determinada região, com interações entre seus manejos.

Ao combinar os elementos entre si resultará em um número elevado de sistemas de produção, logo é possível dizer que o sistema de produção mais eficiente é aquele que visa otimizar a reprodução aumentando o número de progenes e melhorando a qualidade de vida.

Visando a maior postura de ovos e sobrevivência destes filhotes com êxito, no nosso sistema incluímos a tática de retirada dos ovos parcialmente ou totalmente para nova postura (técnica de incubação artificial). Justifica-se a retirada dos ovos, pois já foi relatado que casais de araras que não conseguem alimentar todos os filhotes propriamente ou entram em nova postura, acabam por abandonar um ou mais filhotes. Além disso, há fatores biológicos que contribuem: A nova postura ocorre após a retirada dos ovos, pois ainda não houve aumento significativo da prolactina sérica, resultando em maior produtividade. Em período reprodutivo os casais tendem a se tornar mais agressivos por serem uma espécie altamente sensível a movimentações externas e ruídos no ambiente, gerando risco para seus filhotes. Como no nosso cativeiro a proposta é de alta produtividade, todo o cuidado possível para a sobrevivência e manutenção de novas crias é visado e praticado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (377.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com