TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Serviço Social e Violências Contra Mulher

Por:   •  24/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR

CAMPUS DE PARANAVAÍ

Campus Universitário “Frei Ulrico Goevert” – Av. Gabriel Esperidião, S/N

Caixa Postal, 306 – CEP 87703-000 – PARANAVAÍ – PARANÁ

www.unespar.edu.br

[pic 2]

Resumo do Artigo: A produção Social de uma Estética Padronizada

        

Edimara Aline Denardi de Oliveira

        

        

Este artigo irá tratar sobre conceito de diversidade na condição humana e o reconhecimento político das diferenças existentes, tendo como base a teoria de Marx, ele irá também mostrar os severos processos sociais resultantes da relação entre capital e trabalho que causam uma segregação social de diferentes sujeitos e dos movimentos sociais. Os autores irão utilizar as categorias de análise dialética da realidade para interpretar os processos sociais que permeiam a produção da estética e o reconhecimento político das diferenças na sociedade capitalista.

O artigo irá analisar os padrões que foram criados socialmente através de uma sociedade capitalista, que são por exemplo os padrões de beleza, de comportamento e de produtividade peculiares, ele irá vincular a maior parte de nosso comportamento a padronizações que são impostas pela sociedade capitalista.

A construção social vinda do resultado da relação entre capital e trabalho faz com que nossa vida tenha padrões de produtividade, de normatividade e de estética, que são falsos, pois são criados pelo capital, esses padrões não fazem parte da nossa subjetividade criativa e diversa. São padrões que são produzidos no social e tem por base material o que está criado como valores de uma produtividade, normatividade e estética capitalista. Como exemplo disto podemos usar questões como: “o que é ser produtivo?”, “o que é normal?” e “o que é belo?” essas questões são respondidas com base em uma materialidade de vida social que tem leis impostas, e uma dessas leis foi descoberta por Marx em 1857, “a lei da acumulação social capitalista”. Essa lei, que Marx desvendou, tem como objetivo a exploração e a expropriação do trabalho, a acumulação do capital e também procura incentivar cada vez mais o consumo.

O artigo será concluindo falando sobre a classe proletária, que têm suas individualidades, seu ritmo próprio, sua diversidade humana, sua capacidade produtiva diferente. E assim surge a questão: “Como se encaixar nas padronizações comportamentais, estéticas e de produtividade necessárias, e fazer parte de uma realidade social que é toda voltada para o desenvolvimento do capital?”, a resposta a essa pergunta é que o desenvolvimento social da sociedade capitalista não é compatível com a vida humana, pois fere a plena dignidade e não deixa espaço para toda a diversidade humana. Nessa estrutura sob a qual temos que viver, muitas vidas têm se perdido por causa de diversas ausências, interdições, e são criadas diversas barreiras que separam os produtivos dos não produtivos, os belos dos feios, os normais dos “anormais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com