TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Revisão Científica sobre mulheres mastectomizadas

Por:   •  23/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 18

Resumo

O presente artigo consiste em uma revisão de literatura que visa investigar e compreender as experiências de mulheres mastectomizadas em relação à vivência do câncer de mama, ao impacto causado pelo diagnóstico, aos reflexos na vida sexual e à importância do apoio familiar e social. Foram recuperados onze artigos nas bases Lilacs, ScieELO e PePSIC, de caráter empírico e teórico.  O câncer de mama é a neoplasia maligna responsável pelo maior número de óbitos em mulheres no mundo. O momento do diagnóstico é vivido de forma conturbada por evocar pensamentos sobre a morte e emoções negativas, o tratamento, principalmente a mastectomia, produz cicatrizes físicas e psicológicas. A partir de uma ampla análise concluiu-se que o apoio familiar e social são extremamente importantes para o enfrentamento da doença.

Palavras chaves: Câncer de mama, mastectomia, sexualidade.

Abstract

This article consists of a literature review aimed to investigate and understand the experiences of women who underwent mastectomy about their breast cancer's experience, the impact of the diagnosis, the effects on their sexual lives and the importance of family and social support. Eleven articles were recovered in Lilacs, ScieELO and PePSIC with empirical and theoretical character. Breast cancer is a malignant neoplasm responsible for the largest number of women’s death in all world. The diagnosis’s moment is lived of troubled way because evokes thoughts about death and negative emotions, the treatment, particularly mastectomy, produces physical and psychological scars. From a broad analysis was concluded that the social and family support are extremely important to combat the disease.

Keywords : Breast cancer, mastectomy, sexuality.

        Introdução

Ao analisar mulheres portadoras de câncer de mama, submetidas a algum tipo de cirurgia e em processo de reabilitação, percebe-se que a história de vida, a condição física, emocional e familiar de cada uma pode interferir no enfrentamento do câncer. O diagnóstico de câncer tem, geralmente, um efeito devastador na vida da pessoa que o recebe, seja pelo temor às mutilações e desfigurações que os tratamentos podem provocar, seja pelo medo da morte ou pelas muitas perdas, nas esferas emocional, social e material, que quase sempre ocorrem. Portanto, a atenção ao impacto emocional causado pela doença é imprescindível na assistência ao paciente oncológico (Santos & Barbosa, 2012).

Estudos têm apontado que a primeira preocupação da mulher e sua família após receberem o diagnóstico do câncer de mama é a sobrevivência. Em seguida surge a preocupação com o tratamento e condições econômicas para realizá-lo; e quando o tratamento está em andamento, as inquietações se voltam para a mutilação, a desfiguração e suas conseqüências para a vida sexual da mulher (Duarte & Andrade, 2003; Gandini, 1995).

Mesmo quando o tratamento permite a preservação da mama e ocorre apenas a retirada do tumor, observa-se que a indicação causa medos e crises nas doentes. “No imaginário social, a mama costuma ser associada a atos prazerosos – como amamentar, seduzir e acariciar –, não combinando com a idéia de ser objeto de uma intervenção dolorosa, ainda que necessária” (Gomes, Skaba, & Vieira, 2002).

Quintana, Santos, Russowsky e Wolff (1999) comentam que, quando a equipe médica informa à paciente que ela deverá retirar a “mama”, a comunicação por ela recebida é a de que irá perder o “seio”, lugar privilegiado das representações culturais de feminilidade, sexualidade e maternidade. Por isso podemos dizer que o câncer de mama é uma ameaça que pode abalar a identidade feminina, sentimento que fundamenta a existência da mulher.

Para Gandini (1995) compreender a mulher doente nesta teia de significados é importante para que o tratamento se oriente para uma mulher fragilizada em sua sexualidade, maternidade e feminilidade.

O tratamento do câncer, muitas vezes, é longo, o que gera um grande desgaste emocional e físico, requerendo persistência e esperança do paciente e de sua família (Motta, 1998). Em relação à religiosidade, a pesquisadora e antropóloga Rabelo (1993) observou que essa tem a capacidade de dar um novo sentido à experiência da doença, modificando a maneira pela qual o doente e a comunidade percebem o problema, promovendo maior alívio da dor e da aflição.

A incidência de câncer de mama, atualmente, encontra-se elevada, sendo o diagnóstico e tratamento momentos repletos de dificuldades físicas que refletem no emocional. Neste contexto, o objetivo da presente revisão é investigar e compreender a mulher com câncer de mama em seu processo de recuperação e sua vivência em relação aos impactos causados pelo diagnóstico, aos reflexos na vida sexual e intimidade e à importância do apoio familiar e social.

Método

        Tipo de estudo: Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, que tem como objetivo investigar e compreender as experiências de mulheres mastectomizadas em relação a vivência do câncer de mama, ao impacto causado pelo diagnóstico, aos reflexos na vida sexual e à importância do apoio familiar e social através de análise da produção científica indexada nas bases Lilacs, SciELO e PePSIC. É importante ressaltar que tal estudo é introdutório para elaboração de um trabalho científico, de acordo com Trentini e Paim (1999) “A revisão da literatura ocupa a posição introdutória do projeto, portanto, decide as bases intelectuais em que a lógica da pesquisa está sendo estruturada.”

        Bases utilizadas: O presente estudo envolveu uma busca sistemática nas bases indexadoras Lilacs, SciELO e PePSIC, nas quais foram realizadas três pesquisas com as três combinações de palavras chaves. Os unitermos utilizados foram câncer de mama, mastectomia e sexualidade.

        Critérios de inclusão: Os critérios de inclusão compreenderam apenas artigos científicos completos, publicados de 2005 a 2015, que estivessem disponíveis em língua portuguesa e que se relacionasse ao objetivo da presente revisão, principalmente que abrangesse os temas: consequências psicológicas desencadeadas pela surpresa do diagnóstico, reflexos na vida sexual causados pelo tratamento e a importância do apoio familiar e social. A seleção de artigos publicados nos últimos dez anos visou selecionar produções mais recentes que retratassem melhor a realidade contemporânea acerca do tema proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com