TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo em Serviço Social

Por:   •  11/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

As transformações societárias desencadeadas no começo do capitalismo contemporâneo e as inflexões nas políticas sociais.

   

  A partir do séc. XVI, o modo de produção capitalista tem seu início com um sistema ainda mercantil,  enquanto a classe trabalhadora apenas possuía, como seu único bem, a força de trabalho, a burguesia, já  consolidada como classe , e formada com alguns grupos mercantis, era detentora dos meios de produção,  é a partir daí que o modo de produção capitalista tem seu desenvolvimento, como cita Netto Braz. Fase inicial que segue até meados do século XVIII, quando as verdadeiras  características do sistema são reveladas, isso é evidenciado com a questão concorrencial, onde entram em cena lutas de classes, as contradições trabalho e capital, em decorrência da exploração brutal da força de trabalho dos operários, com a única finalidade, o lucro.

            A desigualdade é nítida, diante de tamanha exploração, os interesses da burguesia e classe trabalhadora são completamente distintos, o antagonismo evidente das classes acompanha o desenvolvimento e evolução do capitalismo. Surgem os vínculos econômicos entre as nações e povos com o mercado mundial e também a grande indústria.  A fase da concorrência, já no fim do século XIX perde sua força, e o sistema muda e se torna  um capitalismo imperialista, monopolista.

             As questões fundamentais do sistema capitalista consistem na propriedade privada. Pessoas, coisas, relações fazem parte de um movimento onde tudo vira mercadoria possibilitadora, comercializável, em busca de lucros, acumulação de capital, assim como com a força do trabalho.

             Houveram alguns movimentos em prol de modificações da estrutura do capitalismo, como o cartismo (movimento operário organizado por maior participação política) e Ludismo, mas sem grandes resultados. Com o passar do tempo o sistema modificou-se, atualmente existem leis trabalhistas que barram parte da brutalidade do sistema, no Estado de bem-estar social. Mesmo assim permanecem tendências referente ao esfriamento dos laços sociais e familiares.        As contradições do capitalismo nunca foram resolvidas, até porque sua natureza tem prosperidade por conta delas. Mesmo quando crises cíclicas vêm à tona como a de 1929, e servindo até para alavancar de forma exponencial no poder, que parece ilimitado de autonomia do capital, não acabam com o desequilíbrio entre consumo e a produção, e as questões estruturais deste sistema bárbaro. Sua estrutura utiliza-se de mecanismos de alienação total da realidade para ser mantida a hegemonia da classe que encontra-se no topo.

        A crise do padrão de acumulação taylorista e fordista que potencializou no final dos anos 60 para o começo dos anos 70 como expressão de uma crise estrutural que perpassa até os dias atuais, se tornou mais evidente com a lgumas característica, tal como o esgotamento do padrão de acumulação, a queda da taxa de lucro e o aumento da força de trabalho, a crise de Welfare State (Estado de bem-estar), onde acarretou a crise fiscal e a retratação dos gastos públicos, entre outros sinais. Isso fez com que, como uma das consequências, o capital implementasse um processo de restruturação.

    O capitalismo passa por uma evolução histórica, evidenciando novas relações entre o homem e o capital, hoje encontra-se em um movimento neoliberal. O sistema capitalista, precisava de novas maneiras de acumular capital e expandir, o neoliberalismo surgiu como uma solução para isso, como um projeto político-econômico contra o Estado intervencionista e de bem-estar social, nascido logo após a segunda guerra mundial na América do Norte e Europa, locais onde imperava o capitalismo.

    O neoliberalismo surgiu como uma nova ordem do capitalismo, com objetivos claros ditando a política a governantes conservadores liberais, ou com o perfil liberal, com a intenção de mudar totalmente a função do Estado frente a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com