TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arvore

Artigos Científicos: Arvore. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  4.296 Palavras (18 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 18

Um olhar sobre pesquisas que discutem o uso do laptop na educação

Danielly Regina Kaspary dos Anjos

Fernanda Elisbão Silva de Souza

Katiane de Moraes Rocha

Luana Quadrini da Silva

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas discussões de trabalhos que discutem o uso do laptop no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, pautado nos resumos de treze artigos que versam sobre o tema laptop e educação, foi identificado elementos que permitissem apontar algumas convergências e algumas características sobre as pesquisas abordadas nesses artigos. Quatro artigos, dentre os treze, foram selecionados para serem lidos integralmente a fim de realizar uma análise apurada das especificidades das pesquisas neles relatadas. Foi observado nos artigos analisados que há uma grande expectativa do retorno educacional quanto ao investimento financeiro mobilizado para a inserção dos laptops em escolas e universidade, e que ainda não pudemos notar que essa tecnologia está sendo utilizada de maneira integrada na prática do professor e no currículo, desse modo, ainda há reflexões a ser feitas sobre o como o laptop pode ser utilizado de modo a contribuir com o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave: Laptop 1:1; Estados Unidos; Análise Documental.

Introdução

A inserção da tecnologia nas escolas gera vários movimentos educacionais, políticos e sociais, e no caso específico da inserção do laptop não é diferente. A partir de trezes artigos, que discutem o uso do laptop na educação, apresentaremos algumas características sobre as pesquisas relativas a esses artigos observando, entre outras coisas, esses diferentes movimentos. Esses artigos foram encontrados por meio de buscas no portal da Capes, no Google Acadêmico e no Scielo, com o uso de palavras chave, tais como “laptop”, “computador portátil e educação” e algumas variações dessas palavras em outros idiomas como o inglês, o francês e o espanhol. No entanto, apesar de ter sido feita uma busca ampla e sem critérios de escolha os artigos selecionados coincidiram de ser, em sua maioria - 12 deles, produzidos nos Estados Unidos, sendo apenas um da Grécia.

Nos resumos dos artigos foi observado que quatro deles discutem o uso do laptop na universidade e dois no ensino médio. Em dois artigos são ressaltados problemas relativos ao uso do laptop, pois alguns professores alegam que os estudantes ficam distraídos, levando os professores a proibir o uso do laptop durante as aulas. No entanto, um ponto positivo que é apresentado em um texto é que o uso do laptop aumenta o interesse dos alunos, porém uma ressalva importante sobre esse aumento e interesse, presente em dois artigos, é que somente a presença do laptop não garante a aprendizagem dos alunos, mas sim o modo como ele é utilizado.

A respeito dos estudos realizados observamos alguns aspectos metodológicos: onze artigos fazem uma análise experimental e dois uma análise documental, e em geral são pesquisas de cunho qualitativo. Cinco artigos realizam comparações entre grupos de alunos que usam ou não usam o laptop, levando em consideração ainda a comparação entre meninas e meninos e entre crianças de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. E Dois artigos fazem um estudo trabalhando com a matemática e apenas um se refere à abordagem construtivista.

Dos 13 artigos encontrados selecionamos quatro para serem lidos integralmente. No primeiro artigo são apresentadas sugestões para professores do uso do laptop em sala de aula, pautadas em relatos de experiências. No segundo é apresentado e discutido uma experiência de uma escola que tem obtido sucesso na integração do laptop. O terceiro apresenta alguns pontos de discussão acerca do processo de integração do laptop no ambiente educacional. E por último apresentamos um artigo que propõe uma discussão do ponto de vista teórico entre defensores e críticos do uso do laptop na educação.

Laptops na sala de aula (CAMPBELL e PARGAS, 2003)

Neste artigo são discutidas algumas ideais e sugestões de como utilizar o laptop em sala de aula por meio de relatos de experiências de professores. Existe uma prática de os professores de universidades solicitarem de seus alunos que levem um computador portátil para a sala de aula. A exigência de um laptop por aluno se justifica pela redução dos gastos em salas de multimídia.

A questão que norteia esse trabalho é a seguinte: Como pode o professor fazer um melhor trabalho de ensino, dado que um computador portátil com uma conexão sem fio à Internet está disponível para cada aluno? Pouco tem se discutido sobre como trabalhar com o laptop em sala de aula, e a necessidade dessa discussão está pautada no discurso de que a tecnologia por si só não trará mudanças no processo de ensino. A formação continuada de professores pode propiciar a integração do laptop em sua prática pedagógica, de modo que favoreça a aprendizagem dos alunos. Isso não é simples, é um desafio que todos devemos trabalhar cooperativamente.

Em 1998, foi realizada uma Conferência de Práticas na Universidade Wake Forest, na qual foi discutida sobre a onipresença do computador. Nessa Conferência foram tratados alguns assuntos como: o modo como professores devem desenvolver utilizar o laptop como um meio de comunicação eficaz, a utilização pelos professores de diferentes técnicas no processo de ensino em que favoreça o processo de aprendizagem dos alunos, o investimento necessário das universidades na formação de professores e alunos. É reconhecível a importância de eventos como esse, pois há ainda a necessidade de se discutir metodologias de como utilizar o laptop em sala de aula.

No artigo são apresentadas e discutidas sugestões e conclusões encontradas na literatura ou de entrevistas feitas com professores de uma universidade. Acredita-se que com essas ideias e sugestões o leitor será capaz de integrar o laptop em sua aula, tornando-o invisível - utilizando o laptop continuamente, como se ele não estivesse presente na sala de aula.

Discutiremos aqui alguns relatos de experiências de professores de uma universidade. Um professor de história acredita que não se deve dar uma orientação direta do que fazer com o laptop. Nesse sentido, vemos que o professor deixa os alunos no papel ativo, construindo assim seus próprios conhecimentos, mas acreditamos que o professor precisa ser o mediador desse processo.

Um professor relata que utiliza applets regularmente em suas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com