TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cotas raciais

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

No presente trabalho serão apresentados os fatores que levaram à criação da lei que defende o direito de cotas raciais, sabendo que a mesma foi criada para beneficiar as classes que sofreram discriminação ao decorrer da história. A lei permite o acesso à educação superior às pessoas que não tem condições financeiras para tal, buscando amenizar os conflitos sociais e tornar iguais as oportunidades.

Nas universidades brasileiras, ela objetiva a diminuição das desigualdades sociais, ainda que gerando muita polêmica, pois alguns acham que a discriminação que já acontece será maior.

O sistema de cotas surgiu nos Estados Unidos no ano de 1961, para combater os danos causados pelas leis de 1896 e 1954 que impediam os negros que frequentassem a mesma escola que os brancos americanos.

No Brasil, as cotas raciais ganharam visibilidade nos anos 2000 foi quando diversas universidades começaram a adota-las em vestibulares e concursos. A Universidade de Brasília foi á primeira do Brasil a adotar o sistema de cotas raciais em 2004, e de lá para cá o número só aumentou e hoje já representa a maioria das universidades federais.

O sistema de cotas raciais no Brasil não beneficia apenas os negros é comum também á reserva de vagas para indígenas e seus descendentes e em algumas universidades também destinam parte das vagas para os pardos.

A criação do sistema de cotas raciais se por um lado traz benefícios para uns, por outro lado aumenta o conflito entre raças. Seria inevitável o surgimento de criticas em uma sociedade que vê o negro só como instrumento de trabalho.

As pessoas que são a favor das cotas raciais, afirmam que a facilitação do ingresso em uma universidade pública para negros e índios haverá mais democratização do ensino superior. E que as cotas ajudariam a reduzir os problemas da pobreza e a marginalização desses indivíduos.

Por outro lado a existência dessas cotas poderá influenciar na discriminação aos ocupantes o que pode gerar indignação entre eles. A implantação de cotas não será uma solução porque o principal problema não é o nível de exigência mas sim a qualidade do ensino publico.

Percebe-se que as cotas por mais que amenizem a situação da exclusão do negro pobre no Brasil, não são suficientes para resolver esses problemas, isso demonstra a deficiência da educação publica diante da privada.

O governo não está preocupado com as opiniões porque o maior motivo é não é educar com qualidade sua população, mas sim adequar-se aos parâmetros mundiais tomando atitudes que elevem a moral do Brasil a qualquer custo.

E já se vão mais de 10 anos de e segundo estudos as alunos estão se dedicando cada vez mais para conseguirem uma vaga para estudar, sendo assim se formam profissionais com maior qualificação. Por mais que os críticos gritem contra o sistema de cotas a realidade é que ele tem gerado uma série de efeitos positivos.

Ao longo do texto podemos ver que a cota para os negros é efetiva para a sociedade, mas é mal aplicada. Existe a necessidade de uma política mais abrangente não só para os negros como para as pessoas que possuem baixa renda em geral por que a exclusão não está apenas na cor mas também na condição socioeconômica  da maioria da população brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com