TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Emoções são primordiais e necessárias

Por:   •  10/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

UNIT UNIVERSIDADE TIRADENTES

MAILSON BESERRA GONÇALVES RAMOS

QUESTIONÁRIO + RESPOSTAS

GARANHUNS

2016

MAILSON BESERRA GONÇALVES RAMOS

QUESTIONÁRIO + RESPOSTAS

Trabalho de Serviço Social, solicitado pela professora Ana Olívia Sotero, da disciplina Psicologia Geral.

Luzinete de Paula Pinto da Silva

GARANHUNS

2016

Questionário + Respostas

1. O que são emoções?

A palavra “emoção” deriva do latim emovere, que “e” significa “para fora” e “movere” significa “passar”. E muitos autores consideram que as emoções são complexos estados de excitação de que participa o organismo como um todo. Às vezes as emoções são vistas como sinônimo de sentimentos, mas alguns autores preferem distingui-los, afirmando que os sentimentos são estados afetivos de prazer, desprazer ou indiferença. Sendo, ao contrário das emoções, reações mais calmas e complexas e com elementos intelectuais. Os autores concebem dois aspectos em toda emoção: a experiência individual (interna) e a expressão comportamental (externa) e afirmam que para a identificação das emoções existem três indicadores: relatos verbais; observação do comportamento; indicadores fisiológicos. A emoção é responsável por desempenhar papel central em muitas das atividades humanas como nos sentimentos, pensamentos e nos comportamentos.

2. Descreva um momento de emoção que você viveu procurando completar a descrição com as reações orgânicas que você sentiu.

A minha avó foi uma das pessoas mais importantes em minha. Ela foi uma pessoa serena, amorosa, brincalhona, “arengueira”... De fato, uma segunda mãe. Ela me ensinou o que de melhor há. Ter sido criado por ela fez de mim a pessoa que sou hoje. Sou eternamente grato a ela por ser quem eu sou. A morte dela foi um dos momentos mais tristes em minha vida. “Acabou comigo”! Perdi o meu “chão”! Passei algum tempo depressivo, extremamente triste. Foi para mim o momento de maior comoção que passei até hoje.

3. Qual a importância das emoções e sentimentos na nossa vida? Fale de situações que você viveu.

As emoções são primordiais e necessárias, pois favorecem a convivência, a interação e a ação e dizem muito do que somos e pensamos. Quando conhecemos o que sentimos e como nosso organismo reage aprendemos a conviver melhor com esse turbilhão de emoções que nos invadem a todo momento. Sair da minha cidade natal trouxe um misto de sentimentos, todos de uma única vez: tristeza por me afastar dos meus amigos e família, medo do desconhecido, felicidade por ter passado em um concurso e coragem para enfrentar o novo. Os nascimentos dos meus sobrinhos foram momentos de pura alegria, ternura, amor. Como não amar cada uma daquelas criaturinhas pequenininhas?

4. Você conhece alguma cultura em que as pessoas expressem diferentemente de nós os seus afetos? Em caso afirmativo, relate sobre esse aspecto.

Na Índia as demonstrações de afeto em público são proibidas. Os casais indianos não se beijam em público, pois correm o risco de serem presos por atentado ao pudor. Segurar as mãos também é muito raro de se ver. Por outro lado, os homens se abraçam muito, andam de mãos dadas e mantém bastante contato físico entre si.

5. Escolha uma emoção e escreva sobre:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com