TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Feiras De Ciencias

Artigos Científicos: As Feiras De Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Feiras de Ciências:

necessidade de novas diretrizes[1]

Sumário:

1. As Feiras de Ciências de décadas passadas e a retomada atual. Características fundamentais e demandas atuais por novasdiretrizes.

2. Novas diretrizes para as Feiras de Ciências escolares. A dimensão pedagógica; novos valores: aspectos afetivos, lúdicos, sociais, tecnológicos; o papel da realidade: convivência com amatéria e o tempo.

3. A proposta desenvolvida nas mostras de ciência e tecnologia do CEFET-MG: a quádrupla classificação de trabalhos[2] apresentados (Didáticos, Construtivos, de Investigação eSoftwares).

4. A proposta de J.Wellington: Saber que; Saber como; Saber porque. Possibilidades dessa classificação nas feiras escolares. O resgate da “ciência popular” e a utilização de novos recursos.“Quando a razão se junta à natureza e se confunde com ela, forma-se a prática”. R. Tagore

O pensamento em epígrafe, de Rabindranath Tagore, expressa, anosso ver, uma das perspectivas fundamentais da realização das atividades do tipo das feiras de ciências, onde os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades importantes decorrentes da conjunçãoentre essas duas dimensões básicas do conhecimento: a teoria (junto à razão) e a experimentação junto ao fenômeno real da natureza.

No Brasil, como sabemos, a dimensão prática do conhecimento, tempermanecido, historicamente, em segundo plano. Este fato chega a ser uma característica geral da educação brasileira. A realização das feiras de ciências constitui, desse modo, uma contribuiçãoimportante para atenuar, e quem sabe ajudar a corrigir, essa lacuna lastimável.

Contudo, as feiras de ciências sofrem os riscos daquela tendência de menor valorização do aspecto experimental que deveestar contido na educação e no ensino das ciências, em geral. Daí a necessidade de ampararmos as feiras com uma orientação pedagógica que se torne cada dia mais consciente, mais refletida e melhor... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com