TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feira De Ciências

Ensaios: Feira De Ciências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Por que fazer uma feira de ciências? Em primeiro lugar, porque a Ciência é uma atividade prática por excelência. Em segundo lugar, porque os alunos se sentem tremendamente motiva- dos por este tipo de atividade, e é por meio desta pratica e deste interesse que se aprende.

Quando o projeto sai bem realizado, o aluno se sente como um cientista de verdade, pois eles observam, experimentam, investigam, especulam e comprovam os experimentos, tudo isso com o objetivo de aprender mais.

Uma boa exposição pode resultar uma grande variedade de espectadores. Os que têm certo conhecimento do tema podem absorver toda a informação, mas também, os não especializados encontraram sempre algo de seu interesse.

Objetivos

Despertar o interesse pela investigação científica, desenvolver habilidades específicas ou de interesse, promover a interação comunidade - escola, desenvolver o senso crítico e contextualizado através da realização e projetos de trabalho interdisciplinares-despertar o senso de cooperação.

Planejamento da feira de ciência

Trate de organizar o conteúdo da exposição de maneira que faça sentido para os espectadores que saibam menos que você.

Ao se aproximar do local que você expõe, o visitante quer que ver um TITULO, algumn nome que explique muito rapidamente de que se trata.

Esse titulo deve ser curto, menos técnico possível , o mais chamariz possível e o mais visível de todos os textos apresentados. O titulo principal pode ser explicado, ampliado ou comentado mediante um subtítulo.

Você deve dar ai espectador uma explicação condensada do projeto e de sua importância. Pode ser sem incluir a linguagem técnica que não tenha sentido para o visitante, aquilo que esta escrito em seu Folheto Explicativo. Essa primeira explicação deve ser muito simples. Só a aprofunde se perceber que o visitante esta solicitando algo mais. Ai pode ir a fundo.

Durante sua apresentação do trabalho, se possível, mostre detalhes a respeito da sua profundidade de investigação. Exponha somente os aspectos que se destaquem e chama a atenção para os menores detalhes, que para sua opinião, dão mostra de sua imaginação, engenhosidade ou criatividade.

A feira de ciência deve ser planejada com antecedência, devesse saber quanto tempo o projeto vai tomar quais os recursos necessários já disponíveis, quais os recursos necessários não disponíveis. Os professores se reúnem para discutir quais os temas do trabalho para cada grupo, o tema tem que ser conforme o que já foi visto em sala de aula.

A data deve ser bem planejada, preferencialmente, no final do ano letivo, de modo que a feira seja o ponto culminante do processo educacional.

O local onde a feira se realiza deve ser amplo, bem arejado e confortável, tanto para os expositores quanto para as pessoas que vão prestigiar o evento. Mesas, cadeiras, instrumentação, redes de gás, elétrica e de água corrente devem ser previamente verificadas, deve providenciar formas de socorro médico e contra incêndios eficazes.

O período de duração da feira não deve exceder a três dias. A duração mínima da feira deve ser de um dia.

Desenho da exposição:

No texto a seguir sugestões de normas de orientação e medidas praticas relativas a estrutura que suportara o material exposto, maneiras de apresentar as informações ( textos, fotografias, diapositivos, gráficos, títulos, amostras, equipamentos, de laboratórios etc.), distribuição e fixação dos elementos da exposição, materiais, cores e iluminação.

A arte nas informações:

Uma vez determinado o tamanho e a forma de sua estrutura você deve decidir qual a melhor maneira de apresentar as informações necessárias para explicar seu projeto.

Algumas orientações:

Cuide para que o texto exposto no seu stand tenha o numero mínimos de palavras. Os espectadores vão ver uma exposição e não ler uma exposição procure o tipo de fone de letra que seja claro e bastante grande para que se possa ler com facilidade.

As fotografias devem ser vistas em todos seus detalhes sem necessidade de agachar-se ou de esforços visuais. Amplie-se se isso for necessário.

Se em sua exposição há quadros e gráficos, procure que sejam simples. Coloque legendas adequadas.

Temas da feira de ciência:

 Natureza e suas transformações

Sob temas:

• Aquecimento global

• Terremotos e tsunamis

• Garimpo

• Desmatamento

• Poluição

• Água

• Insetos Transmissores de Doenças

• Petróleo, o Ouro Negro

• Qualidade de Vida e Meio Ambiente

Algumas experiências para a feira de ciências

MINIVULCÃO SUBMARINO

O QUE VAMOS PRESCISAR:

Um pequeno pote de pimenta;

Corante, tinta de impressora, papel crepom;

Fio de náilon de pescaria que quase não aparece na água;

Uma tesoura;

Água quente;

Um pote longo com água fria;

PASSO A PASSO:

1. Amarre a linha de náilon na boca da garrafinha;

2. Depois pingue corante;

3. Jogue a água quente até quase a boca;

4. Depois coloque o vidro dentro do pote;

SUPER VULCÃO

O QUE VAMOS PRESCISAR:

Gelo seco;

Argila;

Corante vermelho;

Base de madeira;

Uma lâmpada presa num fio com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com