TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FEIRA DE CIÊNCIAS EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: É POSSÍVEL TRABALHAR CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DE 0 À 3 ANOS.

Casos: FEIRA DE CIÊNCIAS EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: É POSSÍVEL TRABALHAR CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DE 0 À 3 ANOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 12

FEIRA DE CIÊNCIAS EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: É POSSÍVEL TRABALHAR CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DE 0 À 3 ANOS.

INTRODUÇÃO

As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil do município de Uberlândia defendem uma proposta de pedagogia emancipatória para esta modalidade de ensino. Neste sentido, preconizam que, o conhecimento deve ser entendido como uma relação que se estabelece entre o indivíduo e o objeto cognoscível, abordando questões e temas da vida cotidiana das crianças. E o que isso tem haver com Ciências?

Começando pela palavra, ciência, originada do latim, scientia, significa “conhecimento”. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, ou seja, corpo organizado de conhecimento conseguido através de as pesquisas. Dentro desse contexto logo faz-se uma relação, crianças com tão pouca idade não tem maturidade e tampouco desenvolvimento cognitivo para adquiri conhecimento baseado em métodos científicos. Apesar de tantos trabalhos publicados sobre neoconstrutivismo e mediação na área da Pedagogia, ou mesmo sobre como produzir conhecimento, na área da filosofia da ciência, muitos pessoas, entre elas leigos e alguns estudiosos, acreditam e defendem erroneamente, que a ciência explica tudo com fórmulas e palavras complicadas que só os especialistas conseguem compreender; que as descobertas são feitas apenas em laboratórios com equipamentos complexos e materiais estranhos; pensam que estudar ciência significa aprender uma série de fórmulas e leis; que somente pessoas sábias podem dedicar-se à ciência; que um cientista compreende o mundo melhor do que uma pessoa que não é cientista ou que uma criança. Então se a filosofia da ciência em algumas de suas primeiras correntes filosóficas diz que uma das formas de “conhecer” o mundo e as coisas que nos cercam é através do empirismo, da experimentação no seu mais amplo sentido, se o sentido “puro” da palavra ciência significa “conhecimento”, e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil do município de Uberlândia preconizam que o conhecimento é tido como uma relação estabelecida entre o indivíduo e o objeto cognoscível, ou seja, o mundo, abordando questões cotidianas desse indivíduo, logo ele tem a capacidade de “produzir ciência”, pois ele vive o conhecimento. Não é capaz de produzir conhecimento científico e nem entender a Ciência a nível acadêmico, mas consegue fazê-lo dentro do seu nível cognitivo e faixa etária. Por essa razão além das Diretrizes Curriculares de Educação Infantil de Uberlândia, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil também defendem como proposta pedagógica, oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias, possibilitando, desta forma, tanto a convivência entre crianças e entre adultos, e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, e linguística.

Nas fases iniciais de vida da criança, ela deve ser incentivada a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento delas em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; promovendo a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais. A ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando as crianças a desbravarem o mundo utilizando as ferramentas com as quais poderão enfrentar a ciência com um olhar mais aguçado.

Objetivos

O objetivo geral é provar a importância e a possibilidade de trabalhar ciências na educação infantil; propiciar às crianças condições de ampliação de suas experiências e conhecimento, oferecendo-lhes oportunidades de compreender o mundo em que vivem, bem como, a vivência de situações concretas estimulando-as a perceber, pesquisar e integrarem-se com a natureza.

Os objetivos específicos são: explorar amplamente o ambiente, para que as crianças possam se relacionar com diferentes pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; explorar e ampliar as possibilidades de inter-relações com objetos, seres bióticos e abióticos existentes em seu meio ambiente; participar de situações lúdico-educativas para a valorização da vida animal, vegetal, e de outros recursos naturais.

Justificativa

O que foi dito anteriormente deixa claro que introduzir um programa de ciência na educação infantil não tem como objetivo agregar conhecimentos na criança ou “ensinar-lhe ciência”, como se faz em outros níveis da escola e na educação superior. Na etapa inicial, não interessa que a criança saiba a diferença entre aceleração e velocidade, ou que conheça as leis de Newton, tampouco que entenda a teoria da Evolução formulada por Charles Darwin; mais cedo ou mais tarde, ela também aprenderá esses conceitos no ensino formal e/ou informal.

A meta é mais profunda e abarca uma área mais ampla nos atributos das crianças: pretende-se despertar um pensamento independente, a sensação de ter capacidade de dominar e controlar tudo à sua volta, o atributo de desejar e de se atrever a perguntar ao mundo e a investigá-lo. Pretende-se apoiar e fomentar o desenvolvimento de uma personalidade autônoma, que deseja tocar e compreender o mundo à sua volta, baseando-se no “eu” pessoal, apoiar a confiança em si mesmo e a coragem necessária para encontrar e usar as ferramentas requeridas para cumprir essa missão.

Portanto, nesta concepção, a ação pedagógica deve propiciar o desenvolvimento de várias linguagens, sob o viés da interdisciplinaridade. Esta disposição concorre para a formação humana como um todo. Uma formação integrada, voltada para o convívio social e harmonia com o meio ambiente, almejando a compreensão da realidade que nos cerca, através da Ciência e outras áreas, dando possibilidade para a criança formar seu caráter pautado no politicamente e ambientalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com